Mulheres no cristianismo

Protagonistas de uma “Igreja em saída”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2022.1.43846

Palavras-chave:

mulher, protagonismo, Cristianismo, reforma eclesial, Papa Francisco

Resumo

Este editorial introduz a reflexão do dossiê “Mulheres no Cristianismo”, a partir das considerações atuais da reforma eclesial proposta pelo Papa Francisco, na direção de um maior reconhecimento e valorização da atuação das mulheres nas esferas eclesial e pública. Os artigos do dossiê são, na sua maioria, o resultado do Seminário “Mulheres no Cristianismo”. Realizado de setembro a novembro de 2021, na modalidade online, o referido Seminário foi organizado pelo PPG em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Os textos, que daí decorrem, desenvolvem a temática do feminino na Igreja e na sociedade em diferentes perspectivas, aglutinadas em torno ao eixo teológico-pastoral. A meta consiste em investigar caminhos para a atualização da fé no novo contexto de igualdade entre homens e mulheres, em uma fidelidade criativa à Tradição cristã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Barboza, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestra em Teologia Bíblica pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI), em São Paulo, SP, Brasil; doutoranda em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria; conselheira geral da Animação Missionária na Congregação. Membro do grupo de reflexão Bíblico-Catequética (GREBICAT) da CNBB e coordenadora da Iniciação a Vida Cristã na arquidiocese de Porto Alegre.

Rafael Martins Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, Itália; bolsista do Programa Nacional de Pós-doutoramento (Capes); professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Presbítero pela Arquidiocese de Porto Alegre.

Referências

ATUALIDADE TEOLÓGICA. Rio de Janeiro: v. 25, n. 68, jul./dez. 2021. Dossiê Hermenêuticas do feminino.

BHABBA, Homi. The Location of Culture. London: Routledge, 1994.

ENCONTROS TEOLÓGICOS. Florianópolis: v. 35, n. 1, 2020. Dossiê A mulher na Igreja e na sociedade.

PAPA FRANCISCO. Mensagem dirigida ao Conselho Feminino do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano. In: Vatican. Roma, 7 out. 2020. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2020/documents/papa-francesco_20201007_messaggio-consultafemminile-cultura.html. Acesso em: 15 ago. 2022.

PAPA FRANCISCO. Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio Spiritus Domini sobre a modificação do cân. 230, § 1, do Código de Direito Canônico acerca do acesso das pessoas do sexo feminino ao ministério instituído do Leitorado e do Acolitado. In: Vatican. Roma, 10 jan. 2021. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/motu_proprio/documents/ papa-francesco-motu-proprio-20210110_spiritus-domini.html. Acesso em: 10 set. 2022.

PAPA FRANCISCO. Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio Antiquum ministerium pela qual se institui o ministério do catequista (10 maio 2021). São Paulo: Paulinas, 2021.

PERSPECTIVA TEOLÓGICA. Belo Horizonte: v. 53, n. 3, set./dez. 2021. Dossiê Mulher e Teologia.

PISTIS E PRÁXIS. Curitiba: v. 13, ed. esp. 2021. Dossiê Hermenêuticas do feminino.

RUS, Éric de. Uma visão Educativa de Edith Stein: Aproximação a um Gesto Antropológico Integral. Belo Horizonte: Artesã, 2015.

SBERGA, Adair Aparecida. A Formação da Pessoa em Edith Stein. São Paulo: Paulus, 2014.

SCHÜSSLER FIORENZA, Elisabeth. Discipleship of Equals: a Critical Feminist Ekklesia-logy of Liberation. New York: Herder & Herder, 1993.

Downloads

Publicado

2022-11-07

Edição

Seção

Dossiê - Mulheres no Cristianismo