A infopastoral como caminho para a interlocução entre o Evangelho e a cultura digital
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2022.1.43686Palavras-chave:
cultura digital, evangelização, ação pastoral, infopastoral, igrejaResumo
A cultura digital representa nos tempos hodiernos um desafio para o ser e o agir da Igreja: para cumprir sua missão de anunciar a mensagem do Evangelho a toda criatura (Mc 16,15), ela precisa habitar a “infosfera” (uma evolução dos conceitos “continente digital” e “ciberespaço”) e realizar a infopastoral. As novas tecnologias geram uma mudança na forma como nos relacionamos em sociedade e criam padrões de comportamentos complexos que moldam o ser humano, inserido em uma dinâmica de vida “onlife”. A pandemia de COVID-19 explicitou essa realidade, trazendo-nos, de forma inesperada, o que se considerava “o futuro”. A necessidade do distanciamento social levou a Igreja a utilizar mais amplamente as tecnologias digitais para manter a unidade pastoral e possibilitar aos fiéis a continuidade da experiência da fé, agora em novo ambiente, não físico. A partir da pesquisa e análise bibliográficas, do magistério do Papa Francisco, de autores e pesquisadores da Teologia, da Comunicação, da Sociologia e da Tecnologia, este artigo pretende apresentar perspectivas para uma pastoral na sociedade da informação. A questão norteadora desta reflexão é a interlocução entre o Evangelho e a cultura digital. Concluímos que, para que essa interlocução aconteça, faz-se necessário iniciar um processo de conversão pastoral, com reconhecimento da cultura digital, aprendizado de sua linguagem e corresponsabilidade evangelizadora de todo o povo de Deus.
Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet. Reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CZERNY, Michael. Prefácio. In: FRANCISCO. Vida após a pandemia. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2020. p. 3-17.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição Pastoral Gaudium et spes. In: Vatican. Roma, 7 dez. 1965. Disponível em: https://bityli.com/2MvCd. Acesso em: 26 jun. 2021.
COSTA, Rogério. A Cultura Digital. 3. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
DI FELICE, Massimo. A Cidadania Digital. A crise da ideia ocidental de democracia e a participação nas redes digitais. São Paulo: Paulus, 2021.
FRANCISCO, Papa. “Vem e Verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são. Mensagem para o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. In: Vatican. Roma, 23 jan. 2021. Disponível em: https://bityli.com/309Ig. Acesso em: 26 jun. 2021.
FRANCISCO, Papa. Mensagem aos Membros da Sociedade de São Paulo (Paulinos) reunidos em Capítulo. [S. l.], 18 jun. 2022.
FLORIDI, Luciano. Ser humano e inteligência artificial: os próximos desafios do onlife. Entrevistado: Luciano Floridi. In: Instituto Humanitas Unisinos. [S. l.], 28 out. 2020. Disponível em: https://bityli.com/BUKEk. Acesso em: 26 jun. 2021.
FLORIDI, L. Information. A Very Short Introdution. New York: Oxford University Press, 2010. Eletronic Version - Kindle.
GRIPP, Andréia. A Igreja diante da cultura midiática digital: desafios, caminhos e perspectivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Teologia, Rio de Janeiro, 2017.
GRIPP, Andréia. “Vem e Verás” Jo 1, 46: um estilo de comunicação fundamentado na proximidade. Revista Caminhando, Nova Iguaçu, ano 35, n. 350, p. 18, maio 2021.
MARTINO, L. M. Sá. Teoria das Mídias Digitais. Linguagens, ambientes e redes. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
MARTINS, Mario Roberto de Mesquita. A evangelização na cultura digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Teologia) – Faculdade de São Bento de São Paulo, São Paulo, 2015.
MORAES, Abimar; GRIPP, Andréia Durval. Ações evangelizadoras numa cultura urbana marcada pelo digital. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 145-167, jun. 2020. Disponível em: http://www.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1640. Acesso em: 28 jun. 2021.
PAULO VI, Papa. Evangelii Nuntiandi. Sobre a evangelização no mundo contemporâneo. In: Vatican. Disponível em: https://bityli.com/vEzi6. Acesso em: 26 jun. 2021.
PONTIFÍCIO CONCELHO PARA AS COMUNICAÇÕES. Igreja e Internet. In: Vatican. Cidade do Vaticano, 22 fev. 2022. Disponível em: https://bityli.com/7Lq0F. Acesso em: 26 jun. 2021.
SOUZA, Andréia Durval Gripp. A Igreja diante da cultura midiática digital: desafios, caminhos e perspectivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Faculdade de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SOUZA, Andréia Durval Gripp. Infopastoral: diálogo entre fé e cultura digital: uma análise a partir de documentos do Magistério da Igreja. 2022. Tese (Doutorado em Teologia) – Faculdade de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
SPADARO, Antonio. Le 6 grandi sfide della comunicazione digitale alla pastorale. In: CyberTeologia. [S. l.], nov. 2014. Disponível em: http://www.cyberteologia.it/2014/11/le-6-grandi-sfide-della-comunicazione-digitale-alla-pastorale. Acesso em: 7 dez. 2019.
SPADARO, Antonio. The Fourth Revolution. How the Infosphere is Reshaping Human Reality. New York: Oxford University Press, 2014. Eletronic Version - Kindle.
SPADARO, Antonio. The Onlife Manifesto. Being Human in a Hyperconnected Era. New York: Springer, 2015. Kindle.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.