Liturgia em tempos de pandemia
A Liturgia das Horas como possibilidade
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2021.1.42008Palavras-chave:
Liturgia, Pandemia, Liturgia das Horas, Patristica, FamíliaResumo
O presente artigo aborda a Liturgia das Horas como uma possibilidade de oração eclesial para as famílias nos tempos de pandemia. A finalidade é apresentar aspectos teológicos e pastorais a fim de que a Liturgia das Horas seja mais valorizada na vida litúrgica das famílias e das comunidades durante a pandemia e, também, depois dela. Para tanto, apresenta-se o tema em três momentos: a) por meio das Constituições Apostólicas e a Peregrinação de Etéria, ambos documentos patrísticos do século IV, busca evidenciar a forma como a participação de toda a comunidade eclesial era frequente nas primícias do cristianismo; b) analisando a Sacrosanctum Concilium e a Instrução Geral da Liturgia das Horas destaca-se a insistência da Igreja a fim de que todos os fiéis tenham o devido acesso ao tesouro desta forma de oração; c) por fim, são levantados caminhos pelos quais a Liturgia das Horas pode chegar ao seio das famílias, bem como os benefícios espirituais que isso pode promover. Após a reflexão constata-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido a fim de que a Liturgia das Horas possa se reaproximar do povo de Deus.
Downloads
Referências
ALDAZÁBAL, José. Instrução geral sobre a Liturgia das Horas. Tradução de Ricardo Souza de Carvalho. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2014. (Coleção comentários).
AS CONSTITUIÇÕES Apostólicas. In: SECRETARIADO NACIONAL DE LITURGIA (Fátima-Portugal). Antologia Litúrgica: textos litúrgicos, patrísticos e canónicos do primeiro milénio. Tradução de José de Leão Cordeiro. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2003. p. 409-445.
AUGÉ, Matias. Liturgia: história, celebração, teologia e espiritualidade. Tradução de Comercindo B. Dalla Costa. 4. ed. São Paulo: Ave Maria, 2013.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
DUFRESNE, Pierre. Liturgia doméstica: história, teologia, pastoral. Tradução de Maria Luiza Jardim de Amarante. São Paulo: Edições Paulinas, 1976.
ETÉRIA. Peregrinação ou Diário de Viagem In: SECRETARIADO NACIONAL DE LITURGIA (Fátima-Portugal). Antologia Litúrgica: textos litúrgicos, patrísticos e canónicos do primeiro milénio. Tradução de José de Leão Cordeiro. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2003. p. 446-465.
FERNÁNDEZ, Pedro. Historia de la Liturgia de las Horas. Barcelona: Centre de Pastoral Litúrgica, 2001.
GONZÁLEZ, Ramiro. A oração da comunidade cristã. In: BORÓBIO, Dionisio (org.). A celebração na Igreja 3: ritmos e tempos da celebração. Tradução de José Rezende Costa. São Paulo: Loyola, 2000. p. 291-316.
SACROSANCTUM Concilium. In: VIER, Frederico (coord.). Compêndio do Vaticano II: constituições, decretos e declarações. Petrópolis: Vozes, 1991.
SARAIVA, Geovanne. Aviso de Deus. Diário do Nordeste, [S. I.], 22 dez. 2017. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/arquivo/aviso-de-deus-1.1868926. Acesso em: 17 jun. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.