Kenosis como caminho para a construção da paz
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2021.1.41792Palavras-chave:
Kenosis, Violência, Fundamentalismo, Religião, PazResumo
A crescente escalada de violência no Oriente Médio, a perseguição às minorias étnicas na África e no sul asiático chamam atenção para o recrudescimento do fundamentalismo em diversas partes do mundo. Tomando em consideração esse contexto, partimos do pressuposto de que as experiências religiosas são complexas e ambíguas, tendo um potencial para mobilizar uma agenda positiva para a construção da paz e da solidariedade, bem como para gerar intolerância e morte. Hoje, mais do que nunca, cresce no Ocidente a convicção de que o Islã é perigoso e violento. Contudo, os defensores de tal ideia fecham os olhos para as atrocidades cometidas pelos países ricos do Atlântico Norte que, em nome da democracia e da liberdade, acobertam seus interesses escusos. A hipótese, aqui assumida, é que a politização do debate acerca do terrorismo e da religião tem gerado equívocos, que transformam o ódio em virtude e a perseguição em mérito. Tomando em consideração tais dificuldades, propomos pensar a Kenosis de Jesus, uma maneira pela qual os cristãos podem reconhecer suas próprias afirmações fundamentais, respeitando e convivendo em um mundo plural.
Downloads
Referências
BALDWIN, J. The fire next time. New York: Dial Press, 1963.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1999.
BAUMAN, Z. Confiança e medo na Cidade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2005.
BAUMAN, Z. Tempos Líquidos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2007.
BRIGHENTI, A. Reconstruindo a Esperança: como planejar a ação da Igreja em tempos de mudança. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2000.
CONSTITUIÇÃO PASTORAL GUADIUM ET SPES. Documentos do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 1997.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. São Paulo: Paulus, 2013.
FUKUYAMA, Francis. O Fim da História e o último homem. São Paulo: Rocco, 1992.
GIBELLINI, Rosino (org.). A Teologia do século XX. São Paulo: Loyola, 2002.
GIRARD. René. Eu via Satanás cair como relâmpago. São Paulo: Paz &Terra, 2012.
KÜNG, Kans. Religion, violence and “holy wars”. International Review of the Red Cross, London, v. 87, n. 858, p. 253-268, jun. 2005.
MOLTMANN, Jürgen. Trindade e Reino de Deus: uma contribuição para a Teologia. Petrópolis: Vozes, 2011.
PINTO, Raphael. Você tem medo de quê? A busca por segurança em tempos de mercados globais. In: Instituto Humanitas Unisinos. [S. I.], 13 ago. 2021. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/611967-voce-tem-medo-de-que-a-busca-por-seguranca-em-tempos-de-mercados-globais-por-raphael-colvara-pinto. Acesso em: 18 set. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.