A estética do celibato como expressão de seus fundamentos
Considerações a partir da Encíclica Sacerdotalis Caelibatus
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2021.1.41597Palavras-chave:
Amor, Celibato, Sacerdócio, Sacerdotalis Caelibatus, VocaçãoResumo
No pós-Concílio Ecumênico Vaticano II o papa Paulo VI respondeu as objeções acerca do celibato com a encíclica Sacerdotalis Caelibatus em 1967. Para tal apresentou as razões do celibato apoiando-se na cristologia, eclesiologia e escatologia. Tais fundamentos permitem ao candidato ao celibato apreender o sentido último do dom recebido e vivido como expressão da profundidade do amor humano como participação no mistério da encarnação de Jesus Cristo que culmina em sua Paixão, Morte e Ressurreição. Em tal participação, chamado a amizade com o Redentor, o ministro ordenado expressa a estética do celibato em seus movimentos de configuração, disponibilidade e esperança.
Downloads
Referências
BUBER, Martin. Eu e Tu. São Paulo: Centauro, 2012.
CASSIANO, João. Conferências 1 a 7. Juiz de fora: Subiaco, 2011. v. 1.
CENCINI, Amedeo. Virgindade e celibato hoje: para uma sexualidade pascal. São Paulo: Paulinas, 2018.
CIFUENTES, Rafael Llano. Não temais...não vos preocupeis... Deus é vosso Pai. São Paulo: Paulinas, 2001.
ESCRIVÁ, Josémaria. Caminho. São Paulo: Quadrante, 2016.
KELLY, Matthew. Os sete níveis da intimidade: a arte de amar e a alegria de ser amado. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
LEWIS, Clive Staples. Cartas de um diabo ao seu aprendiz. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2017.
MISSAL ROMANO. Restaurado por decreto do Sagrado Concílio Ecumênico Vaticano Segundo e promulgado pela autoridade do Papa Paulo VI. Trad. Portuguesa da 2. ed. Típica para o Brasil realizada e publicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com acrésc. aprov. pela Sé Apostólica. São Paulo: Paulus, 1992.
PAULO VI, Papa. Carta encíclica Sacerdotalis Caelibatus. Roma, 1967. Disponível em: https://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_2406196 7_sacerdo talis.html. Acesso em: 18 ago. 2021.
RADCLIFFE, Timolthy. Por quê ser cristão? São Paulo: Paulinas, 2011.
SÍNODO PAN-AMAZONICO (06 a 27 de outubro de 2019). Relatório do Círculo Menor Grupo B–Português. Roma, 16 out. 2019. Disponível em: http://www.synod.va/content/sinodoamazonico/pt/noticias/relatorio-do-circulo-menor---grupo-b.html. Acesso em: 18 ago. 2021.
TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.