A Torá como elemento de memória e construção identitária na Yehud persa
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2020.2.39485Palavras-chave:
Torá, Memória, Identidade, NeemiasResumo
Este artigo discutirá a instrumentalização da Torá por grupos de repatriados no Período do Segundo Templo. Na primeira parte do estudo, analisaremos a Torá como texto de memória, de tradições inventadas, e como objeto de disputa ideológica. Na segunda parte da pesquisa, faremos uma sucinta história da pesquisa e da composição da Torá, para mostrarmos a complexidade das memórias, narrativas e tradições de seus textos. E por fim, faremos um breve comentário de um texto mítico fundante para a inserção da Torá na comunidade do pós-exílio.
Downloads
Referências
ASSMANN, Jan. Comunicative and Cultural Memory. In: ERLL, Astrid; NUNNING, Ansgar (ed.). Cultural Memory Studies: An International And Interdisciplinary Handbook. Berlin/New York: De Gruyter, 2008. p.109-118.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (org.). A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz & Terra, 2017.
KESSLER, Rainer. História Social do Antigo Israel. São Paulo: Paulinas, 2009.
NAJMAN, Hindy. Torah Of Moses: Pseudonymous Attributtion in Second Temple Writings. In: EVANS, Craig A. The Interpretation os Scripture in Early Judaism and Christianity: Studies in Language and Tradition. Sheffield: Sheffield Academic Press, 2000. p. 73-86.
NIHAN, Christophe; RÖMER, Thomas. O Debate Atual Sobre a Formação do Pentateuco. In: ROMER, Thomas; MACCHI, Jean-Daniel; NIHAN, Christophe (org.). Antigo Testamento: História, Escritura e Teologia. São Paulo: Loyola, 2010. p. 108-147.
RÖMER, Thomas. A Formação do Pentateuco: História da Pesquisa. In: ROMER, Thomas; MACCHI, Jean-Daniel; NIHAN, Christophe (org.). Antigo Testamento: História, Escritura e Teologia. São Paulo: Loyola, 2010. p. 85-107.
RICOEUR, Paul. A Memória, a História e o Esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
SCHMID, Konrad. História e Literatura do Antigo Testamento: Uma Introdução. São Paulo: Loyola, 2013.
SCHNIEDEWIND, William M. Como A Bíblia Se Tornou Um Livro. São Paulo: Loyola, 2011.
SETERS, John Van. The Pentateuch: A Social- Science Commentary. Sheffield: Sheffield Academic Press, 1999.
SKA, Jean Louis. Introdução à Leitura do Pentateuco: Chaves Para a Interpretação dos Cinco Livros da Bíblia. São Paulo: Loyola, 2003.
SKA, Jean Louis. O Canteiro do Pentateuco: Problemas de Composição e de Interpretação, Aspectos Literários e Teológicos. São Paulo: Paulinas 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.