A disputa entre o Papa Bonifácio VIII e o Rei Filipe IV no final do século XIII
Resumo
A questão das relações entre Igreja e Estado provocou debates prolongados e acesos, principalmente durante a Idade Média, no momento em que a Igreja, dotada de um domínio próprio temporal, encontrava-se em convívio com o Sacro Império Romano que abraçava os mesmos súditos e apoiava-se sobre bases jurídicas derivadas do cristianismo. Sob tal situação ainda era possível manter uma diferenciação entre Estado e Igreja? No presente estudo, apresentaremos a polêmica causada pela teoria do Papa Bonifácio VIII, no conflito com o Rei Filipe, o Belo. Daí surgem três documentos importantes, entre eles, a Bula Unam Sanctam. PALAVRAS-CHAVE: Igreja. Estado. Bonifácio VII. Unam Sanctam. Filipe o Belo.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.