Pintando o Deus verdadeiro – Boaventura, Ripa, Pacheco, e a Teologia da imagem
Resumo
A relação do homem com a imagem representada, seja ela em pintura ou escultura, denota uma tensão estético-teológica que, partindo dos livros do Pentateuco e passando por inúmeros capítulos difíceis, mormente durante a Idade Média, chega ao século XXI sempre atual. No centro das discussões, entre os séculos XIII e XVI, a questão da justificação das imagens sagradas ocupou brilhantes teóricos e estudiosos da arte, os quais buscaram na tradição filosófica argumentos para contrapô-los aos que desejavam banir dos templos qualquer representação pictórica. São Boaventura (1221-1274), Cesare Ripa (1560-1625), e Francisco Pacheco (1564-1644) são os fundadores da Iconologia cristã enquanto ciência teológica das imagens, e sua contribuição para o relacionamento estético e gnosiológico dos fiéis com o espaço sagrado do templo perdura em coerência e importância. PALAVRAS CHAVE: iconologia; arte; estética; imagem de Deus.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.