Eu sou a universal! Anotações introdutórias acerca de um mote midiático
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2017.2.26998Palavras-chave:
Pentecostalismo. Igreja Universal. Mote midiático.Resumo
A Rede Record de Televisão – mídia televisiva da Igreja Universal do Reino de Deus – vem propagando amplamente um mote midiático de cunho religioso, qual seja, Eu sou a Universal. A veiculação desta mensagem parece ser, a um tempo, proselitista e apologética. No entanto, pensamos haver algo mais que se pode depreender acerca deste mote. Nesse fito, o presente ensaio se ocupa de problematizar questões de fundo que subjazem este mote midiático. A partir de três questionamentos, intentamos contribuir para uma reflexão acerca desse fenômeno, cuja chave hermenêutica situa-se no âmbito do paradigma compreensivo, através das lentes da Ciência da Religião. Nesse sentido, não esposamos um único referencial teórico, mas trabalharemos com autores que já lidaram com essa temática, tais como: Paul Freston, Leonildo Silveira Campos, Ricardo Mariano, Magali do Nascimento Cunha, por exemplo. Ademais, além do mote midiático Eu sou a Universal, trabalharemos na análise de representações imagéticas já propagadas que visaram corroborar esse mote.
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