A pertinência do método evangelizador de josé de acosta para os dias atuais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6736.2015.2.22356Palavras-chave:
Cultura. Cristo. Educação. Fé. Método.Resumo
Para Acosta a fé explícita em Cristo é condição necessária para a salvação. No confronto de narrativas é preciso convencer. A religião como sistema simbólico de crenças e práticas situa-se dentro de uma cultura, sendo a educação metódica, empenhada, paciente e perseverante, algo determinante na formação dos costumes cristãos, na gradualidade.
Downloads
Referências
ACOSTA, Jose de. De procuranda indorum salute. In: Corpus Hispanorum de Pace. Vol. 23. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1987. (Pacificacion y Colonizacion).
______. De procuranda indorum salute. In: Corpus Hispanorum de Pace. Vol. 24. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 1987. (Pacificacion y Colonizacion).
BÍBLIA. Português. A Bíblia de Jerusalém. Nova edição rev. e ampl. São Paulo: Paulus, 2002.
CARMO, José Vicente do. A proposta de evangelização de José de Acosta: repercussões para a missão hoje. Santa Maria: Biblos, 2003.
GUTIÉRREZ, Gustavo. Em busca dos pobres de Jesus Cristo: o pensamento de Bartolomeu de Las Casas. Trad. Sérgio José Schirato. São Paulo: Paulus, 1995.
LAS CASAS, Bartolomeu de. Único modo de atrair todos os povos à verdadeira religião. Trad. Noelia Gigli; Hélio Lucas. São Paulo: Paulus, 2005. (Frei Bartolomeu de Las Casas).
ZILLES, Urbano. Religiões: crenças e crendices. 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.