Títulos e temas de 1 Cor 6,12-20 na unidade dos capítulos 5-7
Palavras-chave:
Corpo. Porneia. Corpo de Cristo. Templo do Espírito Santo.Resumo
Apresentam-se os títulos mais encontrados em 1 Cor 6,12-20 e na unidade dos capítulos 5-7. Expõem-se as propostas de articulação da perícope na unidade para propor, a partir de tais títulos e articulação, lendo a perícope, os temas aí considerados centrais. Tais temas são uma proposta de teologia bíblica para a perícope em seu contexto. Esta inspira a existência corporal cristã, tema da tese do autor, onde introduz e motiva a exegese lá exposta. Os temas escolhidos na perícope são porneia e corpo, pecado contra o corpo, corpo de Cristo e templo do Espírito Santo. São alternativas mutuamente excludentes o contato sexual com a prostituta, que implica a inteira existência corporal, e a pertença ao corpo de Cristo, no qual somos inseridos pelo Espírito Santo, do qual somos o templo. Identidade, estilo de vida e comportamento cristãos, teologia e ética são inseparáveis. Estas relações não eram compreendidas por muitos coríntios, os quais Paulo tem em vista. O corpo é central na perícope, perpassa toda a Primeira Carta aos Coríntios e relaciona-se ao próprio Evangelho de Paulo enquanto teologia do corpo. A porneia envolve a pessoa inteira de maneira estável e é um dos problemas que colocam a comunidade em conflito, ao lado de outras controvérsias conhecidas, e com esta relacionadas, como aquelas referentes aos carismas, à idolatria e à própria autoridade de Paulo.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.