Processamento digital de sinais no diagnóstico diferencial de doenças laríngeas benignas
Resumo
Objetivos: Apresentar um novo procedimento em Processamento Digital de Sinais para avaliar distúrbios da voz, especificamente os relacionados às doenças benignas da laringe.
Métodos: Foram utilizados sinais acústicos gravados de vozes normais e com alterações, de pacientes atendidos em consultório, que realizaram videolaringoscopia. O sinal acústico foi digitalizado para o estudo das alterações acústicas vocais. Sobre estes sinais foi aplicada uma janela e análise cepstral.
Resultados: Observando-se as diferentes alterações das vozes em estudo, foi possível desenvolver um conjunto de parâmetros de análise, que permitiu um diagnóstico coerente das alterações laríngeas, baseado nos achados cepstrais. Casos escolhidos aleatoriamente, e que não participaram do estudo, foram identificados somente com as informações do conjunto de parâmetros com 80% de acerto, validando significativamente o método.
Conclusões: Este método computacional é muito eficiente e não invasivo, identificando com sucesso alterações vocais pela análise cepstral.
DESCRITORES: DOENÇAS LARÍNGEAS; CEPSTRUM; ANÁLISE CEPSTRAL.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Zwetsch, I. C., Fagundes, R. D. R., Russomano, T., & Scolari, D. (2007). Processamento digital de sinais no diagnóstico diferencial de doenças laríngeas benignas. Scientia Medica, 16(3), 109–114. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1912
Edição
Seção
Artigos Originais