Análise de Rasch aplicada a questionário sobre consumo de tabaco em escolares adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2014.4.18689Palavras-chave:
PSICOMETRIA, ADOLESCENTES, TABACO, FATORES DE RISCO, QUESTIONÁRIOS.Resumo
OBJETIVOS: Realizar a análise psicométrica de um questionário de exposição ao tabaco em escolares, por meio da análise de Rasch.
MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal realizado com estudantes entre 12 e 15 anos, na cidade de Uruguaiana, estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada mediante amostra randomizada e as informações foram obtidas por meio de questionário composto de 14 questões, adaptado de uma versão do questionário "Inquérito de Tabagismo em Escolares" (VIGESCOLA). A análise de dados foi realizada mediante a análise psicométrica pelo método de Rasch, um modelo matemático que busca analisar a probabilidade de acerto de determinado item, dependendo apenas da habilidade do sujeito e dificuldade do item.
RESULTADOS: O estudo incluiu 956 escolares, os quais apresentaram média de exposição ao tabaco de 5,3 (± 2,2) logits, erro de 0,70 logits, dimensionalidade interna de 0,99 (± 0,39) logits e dimensionalidade externa de 1,03 (± 0,81) logits. Com relação aos itens do questionário, os mesmos apresentaram média de 0,00 logits (± 1,38), erro de 0,09 logits, dimensionalidade interna de 0,99 (± ,012) logits, dimensionalidade externa de 1,03 (± 0,30) logits, índice de separação dos itens de 15,62 logits e confiabilidade de 51%.
CONCLUSÕES: O uso do método de Rasch possibilitou verificar a exposição de cada participante às diferentes condições de exposição ao tabaco, assim como demonstrou que o questionário que avalia a exposição ao tabaco deve tratar cada questão com pesos diferentes.
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