Potenciais tardios no eletrocardiograma de alta resolução na forma indeterminada da Doença de Chagas
Palavras-chave:
Doença de Chagas, eletrocardiograma de alta resolução, potenciais tardios.Resumo
Objetivos: avaliar a presença de potenciais tardios ao eletrocardiograma de alta resolução (ECGAR) em portadores da forma indeterminada da Doença de Chagas. Métodos: foi realizado ECGAR em 59 portadores da forma indeterminada da Doença de Chagas e 44 controles, selecionados na rotina de bancos de sangue. Foi considerado positivo o ECGAR com dois ou três critérios presentes para potenciais tardios. Resultados: entre os controles houve 15 (34,1%) pacientes com ECGAR positivo, enquanto entre os portadores da forma indeterminada da Doença de Chagas apresentaram-se 13 (22%) com positividade para o exame (p=0,23). Conclusões: entre os portadores da forma indeterminada e os controles negativos para Doença de Chagas não houve diferença significativa na prevalência de potenciais tardios ao ECGAR.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.