Diabetes mellitus tipo 1: multifatores que conferem suscetibilidade à patogenia auto-imune

Autores

  • Patrícia Sesterheim PUCRS
  • David Saitovitch PUCRS
  • Henrique Luiz Staub PUCRS

Palavras-chave:

Diabetes mellitus tipo 1, imunologia, etiologia

Resumo

Objetivos: revisar dados de literatura concernentes aos fatores que conferem suscetibilidade à patogenia auto-imune do diabetes mellitus tipo 1. Fonte de dados: revisão de artigos especializados no assunto publicados em bancos de dados nacionais e internacionais (SCIELO, LILACS e PUBMED). Síntese de dados: a etiopatogenia do diabetes mellitus tipo 1 está associada a fatores inflamatórios, genéticos e ambientais. Nesta revisão, abordamos o papel da auto-imunidade humoral e celular que culmina com a disfunção das células-beta produtoras de insulina. A precocidade da presença de alguns autoanticorpos como anti-ilhotas pancreáticas, antiinsulina e anti-ácido glutâmico descarboxilase é uma característica importante nesta patologia. Os diversos fatores genéticos associados ao deflagramento do diabetes mellitus tipo 1, sobretudo os associados ao sistema de antígenos leucocitários humanos, acabam por potencializar a apresentação de antígenos das ilhotas para o sistema imune. Por fim, fatores ambientais como exposição viral também contribuem para a quebra de tolerância imunológica observada nesses pacientes. Conclusões: o diabetes mellitus tipo 1 é uma entidade de etiopatogenia altamente complexa. Diversos fatores genéticos e ambientais potencializam os mecanismos de auto-imunidade humoral e celular que levam à insulite. O risco de hipoglicemia severa observada com o tratamento insulínico e as complicações crônicas do diabetes mellitus tipo 1 justificam pesquisas contínuas em relação à etiopatogenia desta entidade, o que contribuirá para abordagens terapêuticas mais eficazes. DESCRITORES: DIABETES MELLITUS/imunologia; DIABETES MELLITUS/etiologia; DIABETES MELLITUS; FATORES DE RISCO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Sesterheim, PUCRS

Mestre em Ciências Médicas: Nefrologia. Aluna de Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde com ênfase em Nefrologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bióloga.

David Saitovitch, PUCRS

Pós-Doutor e Mestre em Imunologia dos Transplantes. Médico Nefrologista. Professor Ad-junto de Nefrologia e Medicina Interna da Faculdade de Medicina da PUCRS. Professor da Disciplina de Imunologia dos Transplantes e Nefrologia V da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da PUCRS.

Henrique Luiz Staub, PUCRS

Doutor em Reumatologia e Mestre em Imunologia Clínica. Professor Adjunto de Reumato-logia da Faculdade de Medicina PUCRS. Professor da Disciplina de Imunologia Básica e Pesquisa da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da PUCRS.

Publicado

2007-11-21

Como Citar

Sesterheim, P., Saitovitch, D., & Staub, H. L. (2007). Diabetes mellitus tipo 1: multifatores que conferem suscetibilidade à patogenia auto-imune. Scientia Medica, 17(4), 218–224. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1654

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>