Diabetes mellitus tipo 1: multifatores que conferem suscetibilidade à patogenia auto-imune
Palavras-chave:
Diabetes mellitus tipo 1, imunologia, etiologiaResumo
Objetivos: revisar dados de literatura concernentes aos fatores que conferem suscetibilidade à patogenia auto-imune do diabetes mellitus tipo 1. Fonte de dados: revisão de artigos especializados no assunto publicados em bancos de dados nacionais e internacionais (SCIELO, LILACS e PUBMED). Síntese de dados: a etiopatogenia do diabetes mellitus tipo 1 está associada a fatores inflamatórios, genéticos e ambientais. Nesta revisão, abordamos o papel da auto-imunidade humoral e celular que culmina com a disfunção das células-beta produtoras de insulina. A precocidade da presença de alguns autoanticorpos como anti-ilhotas pancreáticas, antiinsulina e anti-ácido glutâmico descarboxilase é uma característica importante nesta patologia. Os diversos fatores genéticos associados ao deflagramento do diabetes mellitus tipo 1, sobretudo os associados ao sistema de antígenos leucocitários humanos, acabam por potencializar a apresentação de antígenos das ilhotas para o sistema imune. Por fim, fatores ambientais como exposição viral também contribuem para a quebra de tolerância imunológica observada nesses pacientes. Conclusões: o diabetes mellitus tipo 1 é uma entidade de etiopatogenia altamente complexa. Diversos fatores genéticos e ambientais potencializam os mecanismos de auto-imunidade humoral e celular que levam à insulite. O risco de hipoglicemia severa observada com o tratamento insulínico e as complicações crônicas do diabetes mellitus tipo 1 justificam pesquisas contínuas em relação à etiopatogenia desta entidade, o que contribuirá para abordagens terapêuticas mais eficazes. DESCRITORES: DIABETES MELLITUS/imunologia; DIABETES MELLITUS/etiologia; DIABETES MELLITUS; FATORES DE RISCO.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.