Fisiopatologia e aspectos inflamatórios da aterosclerose
Resumo
Objetivo: Apresentar e avaliar o que tem se descoberto recentemente sobre a fisiopatologia, epidemiologia e aspectos inflamatórios envolvidos na aterosclerose dentro de uma perspectiva multidisciplinar.
Fonte de dados: Foram realizadas compilações bibliográficas sobre artigos científicos originais e de revisão em revistas indexadas no MEDLINE no período de 1970 ao atual que envolvesse assuntos relacionados à aterosclerose.
Síntese de dados: A revisão sugere que a aterosclerose é uma doença multifatorial com forte componente genético, ambiental e de resposta inflamatória, associada ao envelhecimento. No entanto, ainda a sua etiologia não está completamente esclarecida.
Conclusão: O entendimento da biologia básica da inflamação na aterosclerose proporcionaria um melhor suporte clínico que poderia alterar o caminho da prática da medicina preventiva e propiciar benefícios para a saúde pública.
UNITERMOS: ARTERIOSCLEROSE/fisiopatologia; ARTERIOSCLEROSE/ epidemiologia; INFLAMAÇÃO; ENVELHECIMENTO.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-17
Como Citar
Gottlieb, M. G. V., Bonardi, G., & Moriguchi, E. H. (2006). Fisiopatologia e aspectos inflamatórios da aterosclerose. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1568
Edição
Seção
Artigos de Revisão