Características gerais da ação, do tratamento e da resistência fúngica ao fluconazol
Resumo
Objetivos: O objetivo deste trabalho foi destacar o modo e espectro de ação, as características do tratamento e os mecanismos pelos quais os fungos podem apresentar resistência ao fluconazol, de modo a fornecer aos profissionais de saúde um material útil para a prevenção da disseminação desta resistência.
Método: Foi realizada uma revisão na literatura especializada dos bancos de dados internacionais SCIELO, LILACS e HIGHWIRE.
Resultados: O fluconazol é um composto bitriazólico sintético, usado em larga escala de forma isolada ou em combinação com outras drogas no tratamento de doenças causadas por fungos. Tem amplo espectro de ação, incluindo espécies de Candida, Cryptococcus, Histoplasma e Paracoccidioides.
Conclusões: O uso indiscriminado desta droga, principalmente em pacientes imunocomprometidos, vem apresentando sinais negativos no tratamento das doenças fúngicas, pois vem cada vez mais selecionando cepas resistentes que torna-se mais difícil o combate destas novas gerações de fungos, necessitando no futuro de um antifúngico mais potente.
UNITERMOS: FLUCONAZOL; RESISTÊNCIA FÚNGICA A DROGAS; ANTIMICÓTICOS.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-10-17
Como Citar
Santos Jr., I. D. dos, Souza, I. A. M., Borges, R. G., Souza, L. B. S. de, Santana, W. J. de, & Coutinho, H. D. M. (2006). Características gerais da ação, do tratamento e da resistência fúngica ao fluconazol. Scientia Medica, 15(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/scientiamedica/article/view/1566
Edição
Seção
Artigos de Revisão