Raquitismo carencial – relato de caso
Resumo
Introdução: O raquitismo é uma doença do tecido ósseo em formação, onde há falha na calcificação e conseguinte acúmulo de tecido osteóide. O raquitismo carencial é decorrente da deficiência dos precursores da vitamina D, sendo a causa de raquitismo mais facilmente evitável e tratável.
Objetivo: Relatar um caso, revisar a etiopatogenia e o tratamento do raquitismo carencial.
Relato de caso: Paciente masculino com 2 anos de idade, previamente hígido, consulta com dificuldade de deambular progressiva, até incapacidade total da marcha. A criança tinha exposição aos raios solares regularmente, recebeu aleitamento materno até os 8 meses, mas não fez uso de vitamina D profilática. Ao exame havia deformidade óssea evidente em membros superiores e inferiores, principalmente com alargamento das metáfises distais e encurvamento das epífises dos ossos longos. A investigação laboratorial e de imagem confirmaram raquitismo carencial.
Discussão: Há uma grande variedade nas possíveis etiologias do raquitismo, sendo doenças renais, hepáticas, distúrbios primários ou deficiências no metabolismo do cálcio e fósforo algumas delas. A maioria dessas patologias exige um longo período de investigação e tratamento. O raquitismo carencial, entretanto, é uma condição de relativa facilidade para diagnóstico, manejo, e profilaxia, derivando daí, a importância do artigo.
UNITERMOS: RAQUITISMO; DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D; SUPLEMENTOS DIETÉTICOS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.