Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino

Autores

  • Mary Sandra Carlotto ULBRA

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, professores, níveis de ensino.

Resumo

A Síndrome de Burnout é o resultado do estresse crônico que é típico do cotidiano do trabalho, principalmente quando neste existe excessiva pressão, conflitos, poucas recompensas emocionais e reconhecimento. O estudo objetivou avaliar a relação entre a Síndrome de Burnout, níveis de ensino e variáveis laborais. A amostra do estudo constituiu-se de 171 professores de Porto Alegre e região metropolitana, 34 do ensino infantil, 48 do ensino fundamental, 31 do ensino médio e 58 de ensino universitário. Resultado obtido através de Análise de Variância identificou que professores de ensino infantil apresentam menores níveis de exaustão emocional e despersonalização em relação aos demais níveis de ensino. O ensino médio apresenta maior índice de despersonalização que o nível infantil e universitário. Com relação à realização profissional, todos os níveis diferem entre si, sendo o mais elevado o de ensino infantil, seguido pelo fundamental e universitário, sendo o menor índice apresentado pelo ensino médio. Variáveis laborais avaliadas através de correlação de Pearson associaram-se de forma diferenciadas nos grupos de ensino infantil e médio. Níveis de ensino fundamental e universitário não apresentaram associação com as variáveis laborais investigadas. Resultados sugerem ações diferenciadas de acordo com os níveis de ensino.

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Biografia do Autor

Mary Sandra Carlotto, ULBRA

Psicóloga; Mestre em Saúde Coletiva (ULBRA-RS); Doutora em Psicologia Social (USC/ES); Professora e Pesquisadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia do Curso de Psicologia e do PPG em Saúde Coletiva - ULBRA/Canoas.

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Publicado

2010-10-06

Como Citar

Carlotto, M. S. (2010). Síndrome de Burnout: diferenças segundo níveis de ensino. Psico, 41(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/4881