Interesse profissional e características socioeconômicas de estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Denise da Fonseca Martins Universidade São Francisco
  • Ana Paula Porto Noronha

Palavras-chave:

Interesse, variáveis socioeconômicas, nível educacional, orientação profissional, avaliação psico-

Resumo

O interesse profissional por ser compreendido como a preferência da pessoa por certos tipos de atividades em detrimento de outras. Pode-se dizer que o ambiente físico e social contribui para o desenvolvimento de diversos interesses. O estudo investigou os interesses profissionais de jovens, considerando o nível educacional e socioeconômico dos pais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). Participaram 111 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular da região Sul do país, sendo 46,8% meninos e 53,2% meninas, com idades entre 16 a 18 anos. Os resultados indicaram correlações significativas para as dimensões Ciências Exatas e Atividades Burocráticas, em relação ao número de bens; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais, referindo-se à renda mensal; Ciências Exatas, quanto aos anos estudados e o curso realizado pelos pais; e por fim, Ciências Agrárias e Ambientais, no curso profissional das mães.

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Biografia do Autor

Denise da Fonseca Martins, Universidade São Francisco

Denise da Fonseca Martins Psicóloga e Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Ana Paula Porto Noronha Doutora em Psicologia, Profissão e Ciência, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco.

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Publicado

2010-04-08

Como Citar

Martins, D. da F., & Noronha, A. P. P. (2010). Interesse profissional e características socioeconômicas de estudantes do Ensino Médio. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/4538

Edição

Seção

Artigos