Uso de tecnologias e a pandemia da COVID-19

o que mudou?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.43034

Palavras-chave:

tecnologia da informação, COVID-19, saúde mental.

Resumo

A pandemia de COVID-19 promoveu o uso intenso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para atividades cotidianas. Diante dos entendimentos conflitantes sobre os impactos do uso dessas tecnologias na saúde mental, o presente estudo buscou aprofundar o conhecimento científico vigente, à luz dessa vivência. Em junho de 2020, 327 adultos (M=43,56) responderam a uma survey online sobre uso de TICs comparado a antes da pandemia, ansiedade (GAD-7) e bem-estar (WEMWBS). Os resultados mostraram que, além da associação positiva entre intensidade de uso e ansiedade, o uso intenso “para buscar informações” se destacou entre as finalidades, apesar do conhecimento da disseminação de informações não confiáveis. Ademais, identificou-se associação negativa entre percepção de baixo aproveitamento de novas finalidades e grau de bem-estar, denotando expectativa de mais usos desses recursos. Paralelamente à continuidade de pesquisa atenta aos desdobramentos circunstanciais, os achados sugerem repensar as orientações de saúde relacionadas ao uso de TICs no cenário pós-pandemia.

 

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Biografia do Autor

Amanda Borges Fortes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; com especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Wainer Psicologia (Wainer), em Porto Alegre, RS, Brasil; Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; psicóloga clínica com abordagem cognitivo-comportamental, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Patrícia Liebesny Broilo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora e mestre em Administração com pós-doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; com especialização em Neuropsicologia pelo InTCC – Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar (InTCC), em Porto Alegre, RS, Brasil; pós-graduação em Marketing e Comportamento do Consumidor pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, CA, EUA; graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil.

 

Carolina Saraiva de Macedo Lisboa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil, com estágio na Universidade do Minho (UMinho), em Braga, Portugal; graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Terapeuta Cognitivo-Comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Borges Fortes, A., Liebesny Broilo, P., & Saraiva de Macedo Lisboa, C. (2024). Uso de tecnologias e a pandemia da COVID-19: o que mudou?. Psico, 55(1), e43034. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.43034