Uso de tecnologias e a pandemia da COVID-19
o que mudou?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.43034Palavras-chave:
tecnologia da informação, COVID-19, saúde mental.Resumo
A pandemia de COVID-19 promoveu o uso intenso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para atividades cotidianas. Diante dos entendimentos conflitantes sobre os impactos do uso dessas tecnologias na saúde mental, o presente estudo buscou aprofundar o conhecimento científico vigente, à luz dessa vivência. Em junho de 2020, 327 adultos (M=43,56) responderam a uma survey online sobre uso de TICs comparado a antes da pandemia, ansiedade (GAD-7) e bem-estar (WEMWBS). Os resultados mostraram que, além da associação positiva entre intensidade de uso e ansiedade, o uso intenso “para buscar informações” se destacou entre as finalidades, apesar do conhecimento da disseminação de informações não confiáveis. Ademais, identificou-se associação negativa entre percepção de baixo aproveitamento de novas finalidades e grau de bem-estar, denotando expectativa de mais usos desses recursos. Paralelamente à continuidade de pesquisa atenta aos desdobramentos circunstanciais, os achados sugerem repensar as orientações de saúde relacionadas ao uso de TICs no cenário pós-pandemia.
Downloads
Referências
Andrews, S., Ellis, D. A., Shaw, H., & Piwek, L. (2015). Beyond self-report: Tools to compare estimated and real-world smartphone use. PLoS ONE, 10(10), 1–9. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0139004 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0139004
Assaf, Y. (2020, 1 de outubro). The real pandemic behind COVID-19: What’s happening to our brains and how will it affect our future. [MOOC]. Tel Aviv University.
Billieux, J., Schimmenti, A., Khazaal, Y., Maurage, P., & Heeren, A. (2015). Are we overpathologizing everyday life? A tenable blueprint for behavioral addiction research. Journal of Behavioral Addictions, 4(3), 119-123 https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.009 DOI: https://doi.org/10.1556/2006.4.2015.009
Broilo, P. L., Fortes, A. B., & Koch, A. (2021). O uso de tecnologias no dia a dia refletido nos atendimentos psicológicos. In Lisboa, C., Verzoni, A., & Broilo, P. L. (Eds.), Psicologia Clínica: Práticas Contemporâneas (pp. 153-168). Vetor.
Cetic. (2020a). Painel TIC COVID-19: Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. https://www.cetic.br/pt/publicacao/painel-tic-covid-19-pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-no-brasil-durante-a-pandemia-do-novo-coronavirus-1-edicao
Cetic. (2020b). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC domicílios 2019. https://www.cetic.br/pt/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-domicilios-brasileiros-tic-domicilios-2019.
Darcin, A., Kose, S., Noyan, C., Nurmedov, S., Yılmaz, O., & Dilbaz, N. (2016). Smartphone addiction and its relationship with social anxiety and loneliness. Behav. & Information Technology, 35(7), 520-525. https://doi.org/10.1080/0144929x.2016.1158319 DOI: https://doi.org/10.1080/0144929X.2016.1158319
David, M. E., Roberts, J. A., & Christenson, B. (2018). Too much of a good thing: Investigating the association between actual smartphone use and individual well-being. International Journal of Human–Computer Interaction, 34(3), 265-275. https://doi.org/10.1080/10447318.2017.1349250 DOI: https://doi.org/10.1080/10447318.2017.1349250
Dickson, K., Richardson, M., Kwan, I., MacDowall, W., Burchett, H., Stansfield, C., Brunton, G., Sutcliff, K., & Thomas, J. (2018). Screen-based activities and children and young people’s mental health: a systematic map of reviews. EPPI-Centre, Social Science Research Unit, UCL.
Duxbury, L., Towers, I., Higgins, C., & Thomas, J. A. (2007). From 9 to 5 to 24/7: How technology has redefined the workday. In W. K. Law (Ed.), Information resources management: Global challenges (pp. 305-332). Idea Group Publishing. DOI: https://doi.org/10.4018/978-1-59904-102-5.ch014
Elhai, J., Dvorak, R., Levine, J., & Hall, B. (2017). Problematic smartphone use:A conceptual overview and systematic review of relations with anxiety and depression psychopathology. Journal of Affective Disorders, 207, 251-259. https://doi.org/10.1016/j.jad.2016.08.030 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jad.2016.08.030
Firth, J., Torous, J., Stubbs, B., Firth, J. A., Steiner, G. Z., Smith, L., Alvarez-Jimenez, M., Gleeson, J., Vancampfort, D., Armitage, C. J., & Sarris, J. (2019). The “online brain”: How the internet may be changing our cognition. World Psychiatry, 18(2), 119-129. http://doi.org/10.1002/wps.20617 DOI: https://doi.org/10.1002/wps.20617
Fortes, A. B., Broilo, P. L., & Lisboa, C. M. (2020). Smartphone use and well-being: The moderating role of emotion regulation. Trends in Psychology, 9, 189-203. https://doi.org/10.1007/s43076-020-00051-1 DOI: https://doi.org/10.1007/s43076-020-00051-1
Fundação Oswaldo Cruz. (2020). A quarentena na COVID-19: Orientações e estratégias de cuidado. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. CEPEDES – Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde.
Gisondi, M., Barber, R., Faust, J., Raja, A., Strehlow, M., Westafer, L., & Gottlieb, M. (2022). A deadly infodemic: Social media and the power of COVID-19 misinformation. Journal of Medical Internet Research, 24(2), e35552. https://doi.org/10.2196/35552 DOI: https://doi.org/10.2196/35552
Hedman, E., Ljótsson, B., Rück, C., Furmark, T., Carlbring, P., Lindefors, N., & Andersson, G. (2010). Internet administration of self-report measures commonly used in research on social anxiety disorder: A psychometric evaluation. Computers in Human Behavior, 26(4), 736-740. https://doi.org/10.1016/j.chb.2010.01.010 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2010.01.010
Hills, T. T. (2019). The dark side of information proliferation. Perspectives on Psychological Science, 14(3), 323-330. http://doi.org/10.1177/1745691618803647 DOI: https://doi.org/10.1177/1745691618803647
Hoffman, K. E., Garner, D., Koong, A. C., & Woodward, W. A. (2020). Understanding the intersection of working from home and burnout to optimize post-COVID19 work arrangements in radiation oncology. Int J Radiation Oncol Biol Phys, 108(2), 370-373. http://doi.org/10.1016/j.ijrobp.2020.06.062 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijrobp.2020.06.062
Inter-Agency Standing Committee. (2007). Diretrizes do IASC sobre saúde mental e apoio psicossocial em emergências humanitárias. IASC.
Lee, M., Murphy, K., & Andrews, G. (2018). Using media while interacting face-to-face is associated with psychosocial well-being and personality traits. Psych Reports, 1, 1-24. https://doi.org/10.1177/0033294118770357 DOI: https://doi.org/10.1177/0033294118770357
Leung G. M., & Leung, K. (2020). Crowdsourcing data to mitigate epidemics. The Lancet Digit Health, 2(4), E156-E157. https://doi.org/10.1016/S2589-7500(20)30055-8 DOI: https://doi.org/10.1016/S2589-7500(20)30055-8
Longhi, J. V. R. (2020). Responsabilidade civil e redes sociais: Retirada de conteúdo, perfis falsos, discurso de ódio e fake news. Editora Foco.
May, K. E., & Elder, A. D. (2018). Efficient, helpful, or distracting? A literature review of media multitasking in relation to academic performance. International Journal of Educ Tech in Higher Education, 15, 1-17. https://doi.org/10.1186/s41239-018-0096-z DOI: https://doi.org/10.1186/s41239-018-0096-z
Moreno, A., DeSousa, D., Souza, A., Manfro, G., Salum, G., Koller, S., Osório, F., Crippa, J. (2016). Factor structure, reliability, and item parameters of the Brazilian-Portuguese version of the GAD-7 questionnaire. Temas em Psicologia, 24(1), 367-376. http://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-25. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2016.1-25
Pandya, A., & Lodha, P. (2021). Social connectedness, excessive screen time during COVID-19 and mental health: A review of current evidence. Frontiers in Human Dynamics, 3, 684137. https://doi.org/10.3389/fhumd.2021.684137 DOI: https://doi.org/10.3389/fhumd.2021.684137
Rothkopf, D. J. (2003, May 11). When the buzz bites back. The Washington Post. https://www.washingtonpost.com/archive/opinions/2003/05/11/when-the-buzz-bites-back/bc8cd84f-cab6-4648-bf58-0277261af6cd/
Rudolph, C. W., & Zacher, H. (2020). “The COVID-19 generation”: A cautionary note. Work, Aging and Retirement, 6(3), 139-145. https://doi.org/10.1093/workar/waaa009 DOI: https://doi.org/10.1093/workar/waaa009
Rettie, R. (2008). Mobile phones as network capital: Facilitating connections. Mobilities, 3(2), 291-311. https://doi.org/10.1080/17450100802095346 DOI: https://doi.org/10.1080/17450100802095346
Ries, M. (2022). The COVID-19 infodemic: Mechanism, impact, and counter-measures – A review of reviews. Sustainability, 14, 2605. https://doi.org/10.3390/su14052605 DOI: https://doi.org/10.3390/su14052605
Santos, J., Costa, T., Guilherme, J., Silva, W., Abentroth, L., Krebs, J., & Sotoriva, P. (2015). Adaptação e validação transcultural da versão brasileira da escala de bem-estar mental de Warwick-Edinburgh. Revista da Associação Médica Brasileira, 61(3), 209-214. https://doi.org/10.1590/1806-9282.61.03.209 DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9282.61.03.209
Spitzer, R. L., Kroenke, K., Williams, J. B., & Löwe, B. (2006). A brief measure for assessing generalized anxiety disorder: the GAD-7. Archives of internal medicine, 166(10), 1092-1097. https://doi.org/10.1001/archinte.166.10.1092 DOI: https://doi.org/10.1001/archinte.166.10.1092
Tennant, R., Hiller, L., Fishwick, R., Platt, S., Joseph, S., Weich, S., Parkinson, J., Secker, J., & Stewart-Brown, S. (2007). The Warwick-Edinburgh mental well-being scale (WEMWBS): development and UK validation. Health and Quality of life Outcomes, 5(1), 1-13. https://doi.org/10.1186/1477-7525-5-63 DOI: https://doi.org/10.1186/1477-7525-5-63
Wilder-Smith, A., & Freedman, D. O. (2020). Isolation, quarantine, social distancing and community containment: Pivotal role for old-style public health measures in the novel coronavirus (2019-nCoV) outbreak. Journal of Travel Medicine, 1, 1-4. http://doi.org/10.1093/jtm/taaa020 DOI: https://doi.org/10.1093/jtm/taaa020
World Health Organization. (2020). WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020
World Health Organization. (2018). International Classification of Diseases (11. ed.; ICD-11). https://icd.who.int/browse11/l-m/en#/http://id.who.int/icd/entity/129180281
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Psico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.