Racismo no Brasil e primeira infância

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.40873

Palavras-chave:

Racismo, primeira infância, Brasil, revisão sistemática

Resumo

Esta investigación tuvo el objetivo de hacer una revisión sistemática de artículos empíricos que articulan el fenómeno del racismo a la primera infancia en Brasil. Fueron utilizados los descriptores “racism”, “racial prejudice” y “racial discrimination” combinados con el descriptor “early childhood”. La búsqueda fue realizada en las bases de datos Periódicos Capes, Web of Science, PubMed, Scielo, Lilacs, IndexPSI y Pepsic y siguió las recomendaciones metodológicas del Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse (PRISMA). Fueron considerados artículos científicos revisados por pares, publicados en el período de 2009 a 2020. Fueron recuperadas 4.010 publicaciones, de las cuales apenas cinco atendieron a los criterios de elegibilidad. Los resultados revelaron que el fenómeno es poco estudiado en Brasil, lo que indica que el racismo en la primera infancia está marcado por una invisibilidad social y científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Andrade Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande, PB, Brasil; graduação em Psicologia pela mesma instituição. Professor e coordenador adjunto da área de Saúde e Humanas na Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), em João Pessoa, PB, Brasil.

Dalila Castelliano de Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

PhD em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil. Professora do Mestrado Acadêmico em Educação e da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), em Campina Grande, PB, Brasil.

Deborah Dornellas Ramos , Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil. Professora do Centro de Educação e Saúde (CES)/ Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cuité, PB, Brasil.

Referências

Abramowitz, A., & Oliveira, F. (2012). As relações étnico-raciais e a sociologia da infância no Brasil: alguns aportes. In M. A. S. Bento (Org.), Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos e conceituais (pp. 47-64). Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT.

Almeida, S. (2018). O que é racismo estrutural? Letramento.

Barley, R. (2019). Exploring young children’s gendered discourses about skin colour, Ethnography and Education, 14(4) 465-481, https://doi.org/10.1080/17457823.2018.1485112 DOI: https://doi.org/10.1080/17457823.2018.1485112

Bezerra, D. S., Santos, F. O. P., & Fernandes, S. C. S. (2018). Relações entre julgamento moral, racismo e empatia em crianças. Cadernos de Pesquisa, 48(170), 1130-1147. https://doi.org/10.1590/10.1590/198053145156 DOI: https://doi.org/10.1590/10.1590/198053145156

Black, M. M., Walker, S. P., Fernald, L., Andersen, C. T., Di Girolamo, A. M., Lu, C., McCoy, D. C., Fink, G., Shawar, Y. R., Shiffman, J., Devercelli, A. E., Wodon, Q. T., Vargas-Barón, E., Grantham-McGregor, S., & Lancet Early Childhood Development Series Steering Committee (2017). Early childhood development coming of age: science through the life course. Lancet, 389(10064), 77-90. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31389-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31389-7

Blanchard, S. B., Coard, S. I., Hardin, B. J., & Mereoiu, M. (2019). Use of parental racial socialization with african american toddler boys. Journal of Child & Family Studies, 28(2), 387-400. https://doi.org/10.1007/s10826-018-1274-2 DOI: https://doi.org/10.1007/s10826-018-1274-2

Blanchard, S. B., King, E., Van Schagen, A., Scott, M. R., Crosby, D., & Beasley, J. (2018). Diversity, inclusion, equity, and social justice: how antibias content and self-reflection support early childhood preservice teacher consciousness. Journal of Early Childhood Teacher Education, 39(4), 346-363. https://doi.org/10.1080/10901027.2017.1408722 DOI: https://doi.org/10.1080/10901027.2017.1408722

Camilo, N. D., Moura, B. G., Pimentel, C. E., Noriega, J. A. V., & Cavalcanti, J. G. (2020). Preconceito racial entre crianças da educação infantil: revisitando Clark & Clark (1947). Rev. CES Psico, 13(2), 32-45. http://dx.doi.org/10.21615/ cesp.13.2.3 DOI: https://doi.org/10.21615/cesp.13.2.3

Camino, L., Silva, P., Machado, A. & Pereira, C. (2001). A face oculta do racismo no Brasil: uma análise psicossociológica. Revista Psicologia Política, 1(1), 13-36. Recuperado de https://abpsicologiapolitica.files.wordpress.com/2019/06/revista-psicologia-politica-v1n1.pdf

Campos, L. A. (2017). Racismo em três dimensões: uma abordagem realista-crítica. Revista brasileira de ciências sociais, 32(95), 1-19. https://doi.org/10.17666/329507/2017 DOI: https://doi.org/10.17666/329507/2017

Carlos, J., & Melo, M. (2020). Preconceito racial em crianças: identificação e pertença grupal. Psicologia, 34(2), 57-74. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1385 DOI: https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1385

Carvalho, D., & França, D. (2019). Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação & Formação, 4(3), 148-168. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974

Cavalleiro, E. S. (2014). Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil (6. ed.). Contexto.

Costa, A. F. S., Edmundo, O. J. C., & Moreira, M. I. C. (2020). Afeto e comum: enfrentamento do racismo por crianças e jovens quilombolas no contexto escolar. Revista Psicologia Política, 20(49), 627-640. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2020000300013&lng=pt&tlng=pt

Coutinho, A. S. (2016). Os novos estudos sociais da infância e a pesquisa com crianças bem pequenas. Educativa, 19(1), 762-773. http://dx.doi.org/10.18224/educ.v19i3.5426 DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i3.5426

Cruz, T. M. (2014). Espaço escolar e discriminação: significados de gênero e raça entre crianças. Educação em Revista, 30(1), 157-188. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982014000100007 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000100007

Dias, I. S., Correia, S., & Marcelino, P. (2013). Desenvolvimento na primeira infância: características valorizadas pelos futuros educadores de infância. Revista Eletrônica de Educação, 7(3), 9-24. http://dx.doi.org/10.14244/19827199483 DOI: https://doi.org/10.14244/19827199483

Escayg, K. (2020). ‘We don’t teach race here’: race-silenced pedagogies of Trinidadian preschool teachers. Early Child Development and Care, 190(8), 1233-1241. https://doi.org/10.1080 / 03004430.2018.1527326 DOI: https://doi.org/10.1080/03004430.2018.1527326

Fernandes, V. B., & Souza, M. C. C. C. (2016). Identidade negra entre exclusão e liberdade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (63), 103-120. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p103-120 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i63p103-120

Flynn, J. E., Worden, L. J., & Rolón-Dow, R. (2018). The responsibilities of white teacher candidates and teacher educators in developing racial literacy. Multicultural Perspectives, 20(4), 240–246. https://doi.org/10.1080/15210960.2018.1527156 DOI: https://doi.org/10.1080/15210960.2018.1527156

França, D. X. (2013). A socialização e as relações interétnicas. In L. Camino, A. R. R. Torres, M. E. O. Lima & M. E. Pereira (Orgs.), Psicologia social: temas e teorias (pp. 541-587). Tecknopolitik.

França, D. X. (2017). Discriminação de crianças negras na escola. Interacções (45), 151-171. https://doi.org/10.25755/int.9476

Garlen, J. C. (2018). Interrogating innocence: “childhood” as exclusionary social practice. Childhood, 26(1), 54-67. https://doi.org/10.1177 / 0907568218811484 DOI: https://doi.org/10.1177/0907568218811484

Heard-Garris, N. J., Cale, M., Camaj, L., Hamati, M. C., & Dominguez, T. P. (2018). Transmitting trauma: a systematic review of vicarious racism and child health. Social Science & Medicine, 199, 230-240. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2017.04.018 DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2017.04.018

Hesse-Biber, S., Livingstone, S., Ramirez, D., Barko, E. B., & Johnson, A. L. (2010). Racial identity and body image among black female college students attending predominately white colleges. Sex Roles, 63, 697-711. https://doi.org/10.1007/s11199-010-9862-7 DOI: https://doi.org/10.1007/s11199-010-9862-7

Kohli, R., Pizarro, M., & Nevárez, A. (2017). The “New Racism” of K-12 Schools: centering critical research on racism. Review of Research in Education, 41, 182-202. https://doi.org/10.3102/0091732X16686949 DOI: https://doi.org/10.3102/0091732X16686949

Lima, M. E. O., & França, D. X. (2019). Trajetórias de pesquisa sobre preconceito e relações intergrupais no Brasil. Editora UFS.

Marques, C. M., & Dornelles, L. V. (2019). O mito da ausência de preconceito racial na educação infantil no Brasil. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), 91-107. https://doi.org/10.21814/rpe.12270 DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.12270

Meidl, C. (2019). Challenges to recruiting black males into early childhood education. Urban Education, 54(4), 564-591. https://doi.org/10.1177/0042085918789745 DOI: https://doi.org/10.1177/0042085918789745

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., Altman, D.G. & The Prisma Group (2015). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Epidemiol. Serv. Saúde, 24(2), 335-342. https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017 DOI: https://doi.org/10.5123/S1679-49742015000200017

Nighaoui, S. C. (2017). The color of post-ethnicity: the civic ideology and the persistence of anti-black racism. Journal of Gender, Race and Justice, 20(2), 358-379. https://racism.org/articles/race/62-defining-racial-groups/africans-and-african-descendents/1919-the-color-of-post-ethnicity-the-civic-ideology-and-the-persistence-of-anti-black-racism

Nunes, S. S. (2006). Racismo no brasil: tentativas de disfarce de uma violência explícita. Psicologia USP, 17(1), 89-98. https://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642006000100007 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000100007

Rutland, A., Killen, M., & Abrams, D. (2010). A new social-cognitive developmental perspective on prejudice: the interplay between morality and group identity. Perspectives on Psychological Science, 5(3), 279-291. https://doi.org/10.1177/1745691610369468 DOI: https://doi.org/10.1177/1745691610369468

Sacco, A. M., Couto, M. C. P. P., & Koller, S. H. (2016). Revisão sistemática de estudos da psicologia brasileira sobre preconceito racial. Temas em Psicologia, 24(1), 233-250. https://dx.doi.org/10.9788/TP2016.1-16 DOI: https://doi.org/10.9788/TP2016.1-16

Santiago, F. (2015). Gritos sem palavras: resistências das crianças pequenininhas negras frente ao racismo. Educação em Revista, 31(2), 129-153. https://doi.org/10.1590/0102-4698132765 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698132765

Santiago, F. (2020). “Não é nenê, ela é preta”: educação infantil e pensamento interseccional. Educação em Revista, 36, 1-25. https://doi.org/10.1590/0102-4698220090 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698220090

Santos, S. V. S. (2020). A socialização e a educação infantil – um ensaio. Eccos - Revista Cientifica, 52, 1-18. https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10621 DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10621

Schoolz, D. C. S, Silveira, M. I. C. M., & Silveira, P. R. (2014). As práticas racistas no espaço escolar: a influência na saúde mental das crianças negras. Identidade!, 19(2), 61-74. https://www.nupad.medicina.ufmg.br/arquivos/acervo-cehmob/artigos/As-praticas-racistas-no-espaco-escolar2014.pdf

Silva, T. R., Dias, A. A., & Amorim, A. L. N. (2018). O currículo para a primeira infância e identidade racial da criança negra. Nuances: estudos sobre Educação, 29(2), 243-260. https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5157 DOI: https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.5157

Silva, K., & Franca, D. (2020). Contribuições da abordagem sócio-normativa para o estudo do preconceito racial na infância. Psicologia, 34(2), 1-14. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1233 DOI: https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1233

Souza, E. Q., & Dinis, N. F. (2018). Formação docente, relações étnico-raciais e educação infantil. Laplage Em Revista, 4, 38-54. https://doi.org/10.24115/S2446-622020184especial584p.38-54 DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-622020184especial584p.38-54

UNICEF. (2011). Guia para a elaboração de planos municipais pela primeira infância / Rede Nacional Primeira Infância. http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2012/06/GuiaPMPI.pdf

U. K. National Institute for Health and Care Excellence. (2012). Methods for the development of NICE public health guidance (3. ed.). NICE.

Williams, A. D., Banerjee, M., Lozada‐Smith, F., Lambouths, D., & Rowley, S. J. (2017). Black mothers' perceptions of the role of race in children's education. Journal of Marriage and Family, 79(4), 932-946. https://doi.org/10.1111/jomf.12410 DOI: https://doi.org/10.1111/jomf.12410

Young, M. E. (2010). Introdução e visão geral. In M. E. Young (Org.), M. Lopes (Trad.), Do desenvolvimento da primeira infância ao desenvolvimento humano: investindo no futuro de nossas crianças (pp. 1-24). Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Zucchi, E. M., Barros, C. R. S., Paiva, V. S. F., & Júnior, I. F. (2010). Estigma e discriminação vividos na escola por crianças e jovens órfãos por Aids. Educação e Pesquisa, 36(3), 719-734. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300005 DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300005

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Andrade Silva, J., Castelliano de Vasconcelos, D., & Dornellas Ramos , D. (2024). Racismo no Brasil e primeira infância: uma revisão sistemática. Psico, 55(1), e40873. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.40873

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.