A memória nas eleições: qual é o número do seu candidato?

Autores/as

  • Gerson Américo Janczura UnB
  • Goiara Mendonça de Castilho Universidade de Brasília

Palabras clave:

memória, campanha eleitoral, recuperação, reconhecimento

Resumen

Dois experimentos investigaram o efeito da propaganda eleitoral, tipo de pista e tipo de número sobre a recuperação com pista intralista e o reconhecimento de números de candidatos aos cargos políticos nas eleições de 2006 no Brasil. Estudantes universitários responderam aos testes de memória e um questionário de interesses e comportamentos antes e depois da campanha eleitoral. Todos os estímulos utilizados nos testes (fotografias, nomes e números de candidatos e siglas de partidos políticos) foram selecionados do TRE-DF. Os resultados evidenciaram que a propaganda eleitoral aumentou as taxas de recuperação com pista para os números associados aos candidatos à presidência da república e ao senado federal. No reconhecimento para números de candidatos a deputado federal ou distrital obteve-se um efeito do tipo de número. Agrupamentos numéricos mais semânticos foram reconhecidos com maior probabilidade. Os resultados são discutidos em relação à influência da repetição e do chunking sobre a memória. Palavras-chave: memória; campanha eleitoral; recuperação; reconhecimento.

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Biografía del autor/a

Gerson Américo Janczura, UnB

Professor Adjunto do Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas na área de Memória Humana e Representação Mental do Conhecimento.

Goiara Mendonça de Castilho, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade Brasília. Desenvolve pesquisas na área de Memória Humana e Raciocínio Lógico.

Publicado

2008-11-26

Cómo citar

Janczura, G. A., & de Castilho, G. M. (2008). A memória nas eleições: qual é o número do seu candidato?. Psico, 39(3). Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/3818

Número

Sección

Artículos