Estabelecendo relação entre autoconceito e desempenho acadêmico de crianças escolares

Autores/as

  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos
  • Elizabeth Joan Barham Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

autoconceito, desempenho acadêmico, crianças escolares, desenvolvimento socioemocional, educação especial.

Resumen

Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre o autoconceito e o desempenho acadêmico de crianças escolares. Cinqüenta e oito crianças da 5a e 6a séries do Ensino Fundamental foram avaliadas em relação ao autoconceito e ao desempenho acadêmico, usando o Self-description Questionnaire 1 – SDQ1 e o Teste de Desempenho Escolar – TDE, respectivamente. Os resultados demonstraram que: (a) o autoconceito não acadêmico estava positivamente correlacionado com a pontuação em escrita do TDE; e (b) o autoconceito acadêmico e total estavam positivamente correlacionados com a pontuação em aritmética, escrita, leitura e total do TDE. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do autoconceito sobre o desempenho acadêmico e da necessidade de programas que visem maximizar o desenvolvimento socioemocional das crianças. Palavras-chave: Autoconceito; desempenho acadêmico; crianças escolares; desenvolvimento socioemocional; educação especial.

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Biografía del autor/a

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar e psicóloga clínica.

Elizabeth Joan Barham, Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar

Publicado

2008-05-21

Cómo citar

Cia, F., & Barham, E. J. (2008). Estabelecendo relação entre autoconceito e desempenho acadêmico de crianças escolares. Psico, 39(1). Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/1526

Número

Sección

Artículos