Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária

Autores

  • Marucia Patta Bardagi UFSC
  • Claudio Simon Hutz UFRGS

Palavras-chave:

estudante universitário, carreira, ensino superior, relação professor-aluno

Resumo

As atividades acadêmicas e o bom relacionamento com colegas e professores são citados na literatura como preditores da satisfação acadêmica com o curso superior. Este estudo identificou a importância percebida dos relacionamentos interpessoais e do envolvimento acadêmico para a evasão entre universitários. Foram realizadas entrevistas individuais com oito alunos evadidos, homens e mulheres entre 20 e 25 anos (M=22,6), de diferentes áreas de formação, analisadas qualitativamente. Identificou-se um baixo envolvimento acadêmico durante a graduação e um mau relacionamento percebido com professores. Já o bom relacionamento com colegas auxiliou a postergar a evasão. Estes resultados apontam a necessidade de favorecer um maior envolvimento acadêmico dos alunos, além de maior reflexão sobre o papel dos professores no desenvolvimento de carreira dos estudantes.

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Biografia do Autor

Marucia Patta Bardagi, UFSC

Dsicóloga, doutora em Psicologia (UFRGS), bolsista de pos doutorado júnior Cnpq, pesquisadora das áreas de desenvolvimento de carreira e avaliação psicológica

Claudio Simon Hutz, UFRGS

Doutor em Psicologia (IOWA), professor titular do curso de Psicologia da UFRGS. Fundador e membro do IBAP.

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Publicado

2012-05-07

Como Citar

Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2012). Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: Impacto na evasão universitária. Psico, 43(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/7870

Edição

Seção

Artigos