Estudos de esporte na área de comunicação: um panorama e algumas propostas

Autores

  • Rafael Fortes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9476

Palavras-chave:

Esporte, futebol, comunicação

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um panorama dos estudos da Comunicação relativos ao esporte. Para tanto, começa com um breve panorama internacional e, em seguida, discute a situação no Brasil. A segunda parte, intitulada “Perspectivas”, elenca as contribuições da disciplina para os Estudos do Esporte (composto por trabalhos oriundos de diversas áreas) e apresenta um programa de investigação para o tema sob uma perspectiva comunicacional. Por fim, a terceira seção discute de que forma os estudos sobre esporte podem contribuir para a área de Comunicação.

Downloads

Biografia do Autor

Rafael Fortes, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor no Programa de Mestrado em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

BERNSTEIN, Alina; BLAIN, Neil (Eds.). Sport, media, culture: global and local dimensions. London: Routledge, 2002.

BORELLI, Viviane. Cobertura midiática de acontecimentos esportivos: uma breve revisão de estudos. In: XXIV Intercom, 2001, Campo Grande. Anais Eletrônicos do Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande: UNIDERP, 2001. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP18BORELLI.pdf Acesso em: 19 out. 2009.

MELO, Victor Andrade de. Esporte e lazer: conceitos – uma introdução histórica. Rio de Janeiro: Apicuri, 2010.

MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2006.

Downloads

Como Citar

Fortes, R. (2011). Estudos de esporte na área de comunicação: um panorama e algumas propostas. Revista FAMECOS, 18(2), 598–614. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9476