A Globo Filmes e o cinema de mercado: padronização e diversidade

Autores

  • Roberto Elísio dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • João Batista Freitas Cardoso Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8798

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, produções cinematográficas, Globo Filmes

Resumo

Devido ao encerramento das atividades da Embrafilme, nos anos 1990, a produção cinematográfica no Brasil diminuiu. Com a retomada do cinema no Brasil, no final daquela década, a Globo Filmes, pertencente às Organizações Globo, tornou-se a principal produtora de cinema no país, responsável pelo lançamento de filmes com apelo comercial e com inovações quanto à temática e à mise-en scène. Nesta pesquisa sobre a Globo Filmes foram analisadas três produções diferentes lançadas no final da primeira década do século XXI para evidenciar a variedade de estilos cinematográficos.

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Biografia do Autor

Roberto Elísio dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 

João Batista Freitas Cardoso, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

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Como Citar

Santos, R. E. dos, & Cardoso, J. B. F. (2011). A Globo Filmes e o cinema de mercado: padronização e diversidade. Revista FAMECOS, 18(1), 72–85. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8798