Música e Cibercultura

Autores

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rose Marie Santini Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6317

Palavras-chave:

Cibercultura, música, convergência tecnológica

Resumo

O desenvolvimento das tecnologias digitais muda as formas de produzir informação e o que se produz. A convergência tecnológica elimina limites entre mídias, tornando-as solidárias em termos operacionais, e erodindo relações com produtores e usuários. A Internet permite que qualquer um funcione como produtor, mediador e usuário de conteúdos. A música está vivendo profundas mudanças nos seus modos de produção, difusão e uso. A cena musical moderna era vinculada às séries da indústria cultural e a cultura de massas. A música popular moderna tem a forma de canções reproduzidas pelo fonógrafo, que se difundem pelo rádio, já a música na cibercultura está vinculada às novas tecnologias. A música digital tem a forma potencial de obra aberta, compactada sob a forma de arquivo MP3, fluindo nos MP3 players, celulares e Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rose Marie Santini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ADORNO, Theodor W. O Fetichismo na Música e a Regressão da Audição. Os pensadores. São Paulo: Editora Abril, 1999.

BARROS, Monique Pereira Ibitinga. Futuro da Indústria Fonográfica Brasileira Diante da Pirataria e da Música Digital. 2003. Dissertação (mestrado) - PUC-Rio, 2003.

BARBROOK, Richard. Media Freedom: the contradictions of communications in the age of modernity. Londres: Pluto, 2003.

BRETON, Philippe. Une historie de l’informatique. Paris: Seuil, 1990.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______. A era da intercomunicação. Le monde diplomatique, ago. 2006. Disponível em: Disponível em http://diplo.uol.com.br/2006-08,a1379 Acesso em: 16 ago. 2006.

CASTRO, Gisela. Música, Tecnologia, Escuta & Comunicação: as canções inumanas. 2003. Tese (doutorado) - ECO-UFRJ, 2003.

GONZÁLEZ DE GOMEZ, Maneira Nelida. Novos cenários políticos para a informação. Ci. Inf. Brasília, n. 1, v. 31, p. 27-40, jan. 2002.

LEMOS, André. Cibercultura, cultura e identidade: em direção a uma cultura “copyleft”. Contemporânea – Revista de Comunicação e Cultura. Salvador, n. 2, vol. 2, p. 09- 22, dez. 2004.

______. Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. 404nOtF0und, n. 46, jun. 2005. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/404nOtF0und/404_46.htm Acesso em: 17 ago. 2006.

LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Orgs). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama, 2005.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

______. Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na Era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LIMA, Clovis Ricardo Montenegro; SANTINI, Rose Marie. MP3 – música, comunicação e cultura. Rio de Janeiro: Epapers, 2006.

MATTELART, Armand; MATTELART, Michele. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.

MIRANDA, Antonio. Sociedade da informação: globalização, identidade cultural e conteúdos. Ci. Inf., Brasília, n. 2, v. 29, p.78-88, mai/ago. 2000.

MUGGIATI, Roberto. Rock, o grito e o mito: a música pop como forma de comunicação e contracultura. Petrópolis: Vozes, 1981.

PELLANDA, Nice Maria Campos, et al. (Orgs.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas. Rio de Janeiro: DPA, 2005.

PRADO, C.; CAMINATI, F.; NOVAES, T. Sinapse XXI: novos paradigmas em comunicação. In: BARBOSA FILHO, A.; CASTRO, C.; TOME, T (Orgs.). Mídias Digitais: convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005.

SANTINI, Rose Marie. Admirável Chip novo: a música na era da Internet. Rio de Janeiro: Epapers, 2005.

STALLMAN, Richard. O projeto GNU. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação. Rio de Janeiro, n. 1, fev. 2000.

WERTHEIN, Jorge. A Sociedade da Informação e seus desafios. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação. Rio de Janeiro, n. 2, v. 29, p. 71-22, mai/ago. 2000.

Downloads

Como Citar

Lima, C. R. M. de, & Santini, R. M. (2009). Música e Cibercultura. Revista FAMECOS, 16(40), 51–56. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6317

Edição

Seção

Múltiplos Espaços