Comunicação e educação: algumas considerações sociológicas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2009.40.6311Palavras-chave:
Comunicação, educação, sociologiaResumo
Os vínculos entre educação e comunicação são muitos. Proponho apresentar três deles extraídos da literatura sociológica francesa. A comunicação aparece como convidada da sociologia da educação: a) quando a sociologia da educação estuda a comunicação pedagógica entre o professor e os seus alunos e, de modo mais amplo, quando examina as interações entre os diversos atores na sala de aula; b) quando estuda as consequências na organização escolar da forte influência da mídia na sociedade contemporânea e aborda o papel na educação das novas tecnologias da informação e da comunicação; c) enfim, quando estuda a violência escolar pela qual a televisão é frequentemente considerada responsável, do que, em função da sua carga emocional, a mídia não consegue dar conta.
Downloads
Referências
AUGER, Nathalie. La relation médias/société en question: un cas de violence scolaire dans une banlieue de Perpignan. Diversité, 2006.
BARTHÉLÉMY, Fabrice. Journalistes Enseignants: concurrence ou interaction? Paris: l’Harmattan, 2001.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Les héritiers: les étudiants et la culture. Paris: Minuit, 1966.
DARMAME, Mohammed. Les violences en milieu scolaire vues par la télévision. In: FRÉMONT, Pierre; BÉVORT, Evelyne. Médias, violence et éducation: l’école face aux discours sur la violence tenus dans les médias. Actes de l’Université de Caen, 5 a 8 de jul., 1999. Paris: CNDP-Clemi, p. 73-86, 2001.
FELOUZIS, Georges. Interactions en classe et réussite scolaire”, una analyse des différences fillesgarçons”. In: Revue Française de Sociologie, 1993. Le Collège au quotidien. Paris: Puf, 1994.
FRIEDMANN, Georges. Enseignement et culture de masse. In: Communication, n. 1, 1961, “L’école et les communications de masse, opinions, documents, débats”. In: Communication, n. 2, 1963.
______. L’école parallèle, Le Monde, 7, 8, 11 e 12 jan., 1966.
______. L’école parallèle, éduquer le consommateur. Le Monde, 11 jan. 1966, p. 10.
HOULLÉ, Rodolph. Les actes de violence recensés par Signa en 2005-2006. In: Notes d’information, n. 30. Direção de Avaliação, da Perspectiva e da Performance. Ministério da Educação Nacional, 2006.
JACQUINOT-DELAUNAY, Geneviève. Les sciences de l’éducation et de la communication en dialogue: à propos des médias et des technologies éducatives. In: Année sociologique, p. 293, 2001.
LAÏB, Nadine. Les actes de violence recensés par Sivis dans les établissements publics du second degré en 2007-2008. In: Note d’information, n. 34, Direção de Avaliação, da Perspectiva e da Performance. Ministério da Educação Nacional, 2008.
______. Nouveau système d’information sur la violence. In: Notes d’information, n. 34. “Les actes de violence recensés par Sivis dans les établissements publics du second degré en 2007-2008. Note d’information, n. 34. Direção de Avaliação, da Perspectiva e da Performance. Ministério da Educação Nacional, p. 2, 2008.
LAURENS, Jean-Paul. A violência escolar, entre mídia e realidade. In: Revista Famecos, Porto Alegre, v. 13, n. 29, p. 77-86, abril de 2006.
______. Sciences et communication: quelques considérations sociologiques. Logos, n. 30, 2009. Disponível em: http://www.logos,uerj.br Acesso em: 5 nov. 2008.
La communication en classe. In: L’evaluation des eleves, de la fabrication de l’excellence à la régulation des aprentissages. Bruxelles: De Boeck, 1998.
MCLUHAN, Marshall. Guerre et paix dans le village planetaire. Paris: Laffont, 1970.
______. Message et massage, un inventaire des effets. Paris: Pauvert, 1968.
______. La galaxie Gutenberg, la gênese de l’homme typographique. Paris: Mame, 1967.
______. Pour comprendre les médias: les prolongements technologiques de l’homme. Paris: Seuil, 1968.
______. De l’oeil à oreille: la nouvelle galaxie. Paris: Denoël-Gonthier, 1977.
PATY, Benjamin. La violence à l’école: étude d’une répresentation sociale comme facteur de stress des enseignants. Reims, 2004.
PERRENOUD, Philippe. Regards sociologiques sur la communication en classe. In: Métier d’éléve et sens du travail scolaire. Paris: Esf, 1994.
PORCHER, Louis. Télévision, culture, éducation. Paris: Colin, 1994.
______. Les médias entre éducation et communication. Paris: Vuibert, 2009.
SIROTA, Régine. L’école primaire au quotidien. Paris: Puf, 1988.
TARDY, Michel. Le professeur et les images. Paris: Puf, 1966.
Violence scolaire: exclusif pour la première fois en France le classement des lycées et collèges les plus dangereux. Le Point, n. 1772, 31 ago. 2006.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.