O consumo de rádio pelos jovens de classe média de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5478Palavras-chave:
Comunicação, rádio, recepçãoResumo
Os modos típicos de apropriação dos produtos de comunicação de massa buscam identificar algumas das maneiras características de como os produtos comunicativos são recebidos e usados pelas pessoas. Assim, através da metodologia da interpretação, enfocada por John B. Thompson (1995) em Ideologia e Cultura Moderna, buscaremos enfocar a interpretação nos seguintes aspectos: meios separados da estrutura e do conteúdo, habilidades com o meio, como o meio se relaciona com o jovem, práticas dos jovens em relação aos meios, atividades que mantém com o meio, a maneira como o meio é recebido e usado pelo jovem através da pluralidade de assistência e/ou repetição e a tecnologia alterando e/ou interferindo no processo de apropriação por parte dos jovens pesquisados.
Downloads
Referências
OUTEIRAL, J. Adolescer, estudos sobre adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
RECTOR, Mônica. A fala dos jovens. Petrópolis: Vozes, 1994.
THOMPSON, J. B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria Social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.