Indústria fonográfica: "Mim gosta ganhar dinheiro."
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5476Palavras-chave:
Comunicação, indústria fonográfica, músicaResumo
Músicos e produtores musicais brasileiros de atuação regional começam lentamente a assimilar o paradigma industrial. Começa a ser mais aceita a ideia de que a pequena ou média gravadora não é independente, mas uma empresa, uma indústria como outra qualquer. Inovação estética e mercado fonográfico não são coisas excludentes.
Downloads
Referências
FERREIRA, C. S. O disco independente: entre o Zen e a Flor Marginal. In: Revista Ton, ton. Brasília: Taba Comunicação, ed. Abril, 1994, p. 9.
______. Uma gota: assim a chuva começa. Estudos de casos de produção de discos independentes em Brasilia. 1991. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade de Brasília, Brasília, 1991.
MORIN, E. Cultura de massas no século XXI. O espírito do tempo. Rio de Janeiro: Forense, 1967.
MORIN, E.; KERN, A. B. Terra Patria. Porto Alegre: Sulina, 1995.
OTRAMARI, A. FHC tem que mudar. Entrevista ao Governador do RS, Antonio Brito. In: Revista Veja, n. 1545, São Paulo: Abril, Cultural, 1998, p. 11.
RICARDO, M. Disco para ser voador tem que decolar...: um estudo sobre comunicação de massa e a indústria fonográfica. Mestrado (Dissertação em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 1997.
______. Depoimentos colhidos em debates da 1ª Expomúsica do Mercosul. Canela-RS, em 29 e 30 de abril e 1, 2, 3 de maio de 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.