Objetos e métodos na análise das mensagens e dos meios de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.1998.8.5464Palavras-chave:
Comunicação, mensagem, teorias da comunicaçãoResumo
Partindo de diferentes concepções de "mensagem", "conteúdo" e "análise de conteúdo" na tradição científica social norteamericana, e na européia, em especial na Escola do Instituto de Psicologia Social das Comunicações de Estrasburgo (A. Moles), se propõe a transformação do "objeto" da análise da mensagem, condicionada pelas mudanças nas concepções do que é a "cultura de massas" e a "indústria cultural" no fim do século XX.
Downloads
Referências
Alexandre, J. Las teorias sociológicas desde la II Guerra Mundial. Gedisa: Barcelona, 1989.
BARTHES, R. La aventura semiológica. Planeta-D´Agostini: Barcelona, 1991.
BENJAMIN, W. La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica. In: Revista ECO, nos. 95 e 96. Bogotá, 1968.
BERELSON, B. Content Analysis in Communication Reserach. Free Press: Glencoe, 1952.
BERLO, D. K. El proceso de la comunicacion. Ateneo: Buenos Aires, 1990.
BURGELIN, O. La comunicación de masas. ATE: Barcelona, 1968.
BUSTAMANTE, E.; ZALLO, R. Las industrias culturales en Espana. Akal: Madrid, 1988.
COLLINS, R. La sociedad credencialista. Akal: Madrid, 1988.
ECO, U. Apocalipticos e integrados ante la cultura de masas. Lumen: Barcelona, 1968.
FAGES, J. B; PAGANO, C. Diccionario de medios de comunicación. F. Torres: Valencia, 1974.
GIDDENS, A.; TURNER, J. (et al). La teoria social, hoy. Alianza: Madrid, 1987.
GONZALEZ REQUENA, J.; ORTIZ DE ZARATE, A. El spot publicitario: la metamorfosis del deseo. Cátedra: Madrid, 1995.
GOULDNER, A. La crisis de la sociologia occidental. Amorrortu: Buenos Aires, 1970.
KATZ, C. S. (et al). Diccionario basico de communicacion. Nueva Era: Buenos Aires, 1975.
MOLES, A. Teoria de la información y los mass media. Mensajero: Bilbao, 1977.
MORIN, E. El espirito del tiempo. Taurus: Madrid, 1987.
PECHEUX, M. Les verités de la Palisse. Maspero: Madrid, 1994.
ROIZ, M. Técnicas modernas de persuasión. Eudema: Madrid, 1994.
SONTAG, S. Contra la interpretación. Seix y Barral: Barcelona, 1967.
VAN DJIK, T. A Estructura y funciones del discurso. Siglo XXI: Madrid, 1980.
VERON, E. La semiosis social. Gedisa: Barcelona, 1991.
WALLENSTEIN, I. El moderno sistema mundial. Akal: Madrid, 1981.
WOLF, M. La investigación de la comunicación de masas. Paidós: Barcelona, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.