Alteridade, exclusão e imagens do outro no documentário
figurações e sentidos da diferença em Jardim Nova Bahia e Housing Problems: Macapá
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46853Palavras-chave:
documentário, narrativa de alteridade, representação, contranarrativa, exclusão socialResumo
Tendo a questão do outro no documentário brasileiro como eixo de debate, este trabalho lança luz sobre as formas de produção de sentido da alteridade em duas obras: Jardim Nova Bahia (dir.: Aloysio Raulino, 1971, 15 min) e Housing Problems: Macapá (dir.: Peter Lucas e Bianca Moro, 2020, 21 min). Nossos objetos empíricos se unem nesta análise sob a premissa de examinarmos seu registro visual e sonoro, a figuração de personagens e a representação da exclusão. Analisamos a presença de três das oito estratégias de narração de alteridade – intriga fundada no outro; narrativas de trajeto; e processos contranarrativos –, com base nos estudos da imagem, da linguagem e da cultura. Ao final, percebemos nas obras o objetivo de dar expressão a formas de sociabilidade marginais e/ou subalternizadas, em um movimento dialético no qual a conversão do familiar em não familiar viabiliza posições de estranhamento e confronto com a alteridade.
Downloads
Referências
AMADO, Ana; MOURÃO, Maria Dora Genis. Imagens do Sul: o documentário contemporâneo na Argentina e Brasil. Rebeca, [s. l.], v. 2, n. 2, 2013. https://doi.org/10.22475/rebeca.v2n2.308. DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v2n2.308
ARISTÓTELES. Poética. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1990.
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2000.
CORACINI, Maria José. Histórias de vida e pobreza: por uma (intro)dução. In: CORACINI, Maria José. Identidades Silenciadas e (In)visíveis: entre a inclusão e a exclusão. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 17-28.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Petrópolis: Vozes, 1993.
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 2001.
FREITAS, Jeanne Marie Machado de. Comunicação e psicanálise. São Paulo: Escuta, 1992.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
GOMES, Mayra Rodrigues. Jornalismo e ciências da linguagem. São Paulo: Edusp e Hacker Editores, 2000.
GOMES, Mayra Rodrigues. Poder no jornalismo. São Paulo: Hacker: Edusp, 2003.
GOMES, Mayra Rodrigues. Comunicação e identificação: ressonâncias no jornalismo. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.
GUIMARÃES, Victor. Formas da deriva. Revista Cinética - cinema e crítica, [s. l.], 16 maio 2017. Disponível em: http://revistacinetica.com.br/nova/formas-da-deriva. Acesso em: 10 ago. 2024.
GUIMARÃES, Victor. A emoção da ideia quando ginga: Aloysio Raulino e a tradição do filme-ensaio. Revista Usina, [s. l.], set. 2023. Disponível em: https://revistausina.com/2023/09/23/a-emocao-da-ideia-quando-ginga-aloysio-raulino-e-a-tradicao-do-filme-ensaio. Acesso em: 7 ago. 2024.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Guaracira, 2001.
HOUSING Problems: Macapá. Direção: Bianca Moro e Peter Lucas. Macapá: Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): Ministério Público do Amapá, 2020. (21 min), color.
JARDIM Nova Bahia. Direção: Aloysio Raulino. Produção: Aloysio Raulino. São Paulo, 1971. (15 min), son., p&b/color.
LOBATO, José Augusto Mendes. A alteridade na ficção seriada e na grande reportagem. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
LOBATO, José Augusto Mendes. A questão do outro no audiovisual: mediação e experiência de alteridade na comunicação contemporânea. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2020. Pesquisa pós-doutoral apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, 2020.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.
NICHOLS, Bill. Representing reality: issues and concepts in documentary. Indiana: University Press, 1991. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv32bm1p2
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. CLACSO, 2005. p. 117-142.
RAMOS; José Mario; BUENO, Maria Lucia. Cultura audiovisual e arte contemporânea. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, p. 11-17, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392001000300003
SOARES, Rosana de Lima. Realismos audiovisuais: visibilidades intertextuais em documentários televisivos. Doc On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, [s. l.], p. 216-238, 2015. Disponível em: http://www.doc.ubi.pt/18/artigos_2.pdf. Acesso em: 2 fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.20287/doc.d18.dt02
SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
SPIVAK, Gayatri. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 7-20.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.