Alteridade, exclusão e imagens do outro no documentário

figurações e sentidos da diferença em Jardim Nova Bahia e Housing Problems: Macapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46853

Palavras-chave:

documentário, narrativa de alteridade, representação, contranarrativa, exclusão social

Resumo

Tendo a questão do outro no documentário brasileiro como eixo de debate, este trabalho lança luz sobre as formas de produção de sentido da alteridade em duas obras: Jardim Nova Bahia (dir.: Aloysio Raulino, 1971, 15 min) e Housing Problems: Macapá (dir.: Peter Lucas e Bianca Moro, 2020, 21 min). Nossos objetos empíricos se unem nesta análise sob a premissa de examinarmos seu registro visual e sonoro, a figuração de personagens e a representação da exclusão. Analisamos a presença de três das oito estratégias de narração de alteridade – intriga fundada no outro; narrativas de trajeto; e processos contranarrativos –, com base nos estudos da imagem, da linguagem e da cultura. Ao final, percebemos nas obras o objetivo de dar expressão a formas de sociabilidade marginais e/ou subalternizadas, em um movimento dialético no qual a conversão do familiar em não familiar viabiliza posições de estranhamento e confronto com a alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Mendes Lobato, Universidade Anhembi Morumbi (UAM), São Paulo, SP, Brasil.

Doutor em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP), em São Paulo, SP, Brasil; com estágio pós-doutoral no PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São Paulo, SP, Brasil. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e graduado em Jornalismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em Belém, PA, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), em São Paulo, SP, Brasil.

Referências

AMADO, Ana; MOURÃO, Maria Dora Genis. Imagens do Sul: o documentário contemporâneo na Argentina e Brasil. Rebeca, [s. l.], v. 2, n. 2, 2013. https://doi.org/10.22475/rebeca.v2n2.308. DOI: https://doi.org/10.22475/rebeca.v2n2.308

ARISTÓTELES. Poética. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1990.

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema: ensaio sobre o cinema brasileiro de 1958 a 1966. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.

CANCLINI, Nestor García. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2000.

CORACINI, Maria José. Histórias de vida e pobreza: por uma (intro)dução. In: CORACINI, Maria José. Identidades Silenciadas e (In)visíveis: entre a inclusão e a exclusão. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 17-28.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Petrópolis: Vozes, 1993.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac & Naify, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 2001.

FREITAS, Jeanne Marie Machado de. Comunicação e psicanálise. São Paulo: Escuta, 1992.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

GOMES, Mayra Rodrigues. Jornalismo e ciências da linguagem. São Paulo: Edusp e Hacker Editores, 2000.

GOMES, Mayra Rodrigues. Poder no jornalismo. São Paulo: Hacker: Edusp, 2003.

GOMES, Mayra Rodrigues. Comunicação e identificação: ressonâncias no jornalismo. Cotia: Ateliê Editorial, 2008.

GUIMARÃES, Victor. Formas da deriva. Revista Cinética - cinema e crítica, [s. l.], 16 maio 2017. Disponível em: http://revistacinetica.com.br/nova/formas-da-deriva. Acesso em: 10 ago. 2024.

GUIMARÃES, Victor. A emoção da ideia quando ginga: Aloysio Raulino e a tradição do filme-ensaio. Revista Usina, [s. l.], set. 2023. Disponível em: https://revistausina.com/2023/09/23/a-emocao-da-ideia-quando-ginga-aloysio-raulino-e-a-tradicao-do-filme-ensaio. Acesso em: 7 ago. 2024.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Guaracira, 2001.

HOUSING Problems: Macapá. Direção: Bianca Moro e Peter Lucas. Macapá: Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): Ministério Público do Amapá, 2020. (21 min), color.

JARDIM Nova Bahia. Direção: Aloysio Raulino. Produção: Aloysio Raulino. São Paulo, 1971. (15 min), son., p&b/color.

LOBATO, José Augusto Mendes. A alteridade na ficção seriada e na grande reportagem. Tese (Doutorado em Teoria e Pesquisa em Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

LOBATO, José Augusto Mendes. A questão do outro no audiovisual: mediação e experiência de alteridade na comunicação contemporânea. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2020. Pesquisa pós-doutoral apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2005.

NICHOLS, Bill. Representing reality: issues and concepts in documentary. Indiana: University Press, 1991. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv32bm1p2

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. CLACSO, 2005. p. 117-142.

RAMOS; José Mario; BUENO, Maria Lucia. Cultura audiovisual e arte contemporânea. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, p. 11-17, 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392001000300003

SOARES, Rosana de Lima. Realismos audiovisuais: visibilidades intertextuais em documentários televisivos. Doc On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, [s. l.], p. 216-238, 2015. Disponível em: http://www.doc.ubi.pt/18/artigos_2.pdf. Acesso em: 2 fev. 2016. DOI: https://doi.org/10.20287/doc.d18.dt02

SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

SPIVAK, Gayatri. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 7-20.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

Mendes Lobato, J. A. (2025). Alteridade, exclusão e imagens do outro no documentário: figurações e sentidos da diferença em Jardim Nova Bahia e Housing Problems: Macapá. Revista FAMECOS, 32(1), e46853. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.46853

Edição

Seção

Cinema e Audiovisual