André Bazin, automatismo e vanguarda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45634

Palavras-chave:

André Bazin, automatismo, vanguarda, teoria da fotografia, ontologia da imagem fotográfica

Resumo

Este artigo pretende construir uma interpretação do conceito de automatismo introduzido por André Bazin no ensaio Ontologia da Imagem fotográfica, tomando como quadro comparativo privilegiado as vanguardas históricas e sua noção de procedimento automático. O objetivo deste trabalho consiste na elaboração de uma leitura da teoria de Bazin sobre as artes fotográficas capaz de fazer reconhecer em suas intervenções críticas um conjunto preocupações partilhadas pela tradição da vanguarda a respeito da feitura automática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermano Arraes Callou, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Hermano Callou é bolsista FAPERJ em estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Comunicação Social -Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. 

Referências

ABRAHMS, Meyer Howard. The Mirror and the Lamp: Romantic Theory and the Critical Tradition. New York: Oxford University Press, 1971.

AHERN, Mal. Cinema’s Automatisms and Industrial Automation. Diacritics, [s. I.], v. 46, n. 4, p. 6-33, 2018. DOI: https://doi.org/10.1353/dia.2019.0001

ANSCOMBE, Elizabeth. Intenção. São Paulo: Associação Scientiae Studia, 2023.

ARNHEIM, Rudolf. Film as Art. Berkeley: University of California Press, 1957.

ARP, Hans. Dada was not a Farce. In: MOTHERWELL, Robert. The Dada Painters and poets: an Anthology. Cambridge: The Belknap Press of Havard University Press, 1979.

BAUDELAIRE, Charles. Prosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Ubu Editora, 2018a.

BAZIN, André. Écrits Complets I. Paris: Macula Editions, 2018b.

BAZIN, André. Écrits Complets II. Paris: Macula Editions, 2018c.

BAZIN, André. O realismo impossível. São Paulo: Autêntica, 2016.

BAZIN, André. Qu’est-ce que le Cinéma?: Ontologie et Langage. Paris: Les Éditions du Cer, 1958.

BOIS, Yve-Alain. The difficult task of erasing oneself: non-composition in twentieth-century art. [S. l.]: Institute for Advanced Study, 2007. Disponível em: https://video.ias.edu/ The-Difficult-Task-of-Erasing-Oneself. Acesso em: 21 fev. 2019.

BOIS, Yves-Alain et al. Abstraction, 1910–1925: Eight Statements. October, [s. I.], v. 153, p. 3-51, out. 2013. Disponível em: http://arks.princeton.edu/ark:/88435/pr1599z16q. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1162/OCTO_a_00130

BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001.

BÜRGUER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

CARROLL, Noël. Philosophical Problems of Classical Film Theory. Princeton: Princeton University Press, 1988.

CAVELL, Stanley. The World Viewed. Cambridge: Havard University Press, 1979.

COSTELLO, Diarmud. On Photography: a philosophical inquiry. London: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315266688

DASTON, Lorraine; GALISON, Peter. Objectivity. New York: Zone Books, 2010.

DELACROIX, Eugéne. The Journal of Eugene Delacroix. London: Phaidon Press, 1995.

DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas: Papirus Editora, 1994.

DUCHAMP, Marcel. The Writings of Marcel Duchamp. Boston: De Capo Press, 1975.

DUCHAMP, Marcel. Marcel Duchamp Interview with Katherine Kuh. In: KUH, Katherine. The Artist’s Voice. New York: Harper & Row, 1962.

GARCIA, Tristan. The Photographic Real. Glass-Bead Journal, 2016.

KRAUSS, Rosalind. Notes on the Index: Seventies Art in America. October, [s. I.], v. 3, p. 68-81,1977. Disponível em: https://doi.org/10.2307/778437. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.2307/778437

PUDOVKIN, V. I. Film Technique and Film Acting. New York: Grove Press, 1960.

MACCABE, Colin. Bazin as Modernist. In: DUDLEY, Andrew. Opening Bazin: Post-war Film Theory and its Afterlife. New York: Oxford University Press, 2021.

MAYNARD, Patrick. The Engine of Visualization. Ithaca: Cornell University Press, 1997.

MICHELSON, Annette. What is Cinema? Performing Arts Journal, [s. I.], v. 17, n. 2/3, maio/set. 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/3245771

MORGAN, Daniel. Rethinking Bazin: Ontology and Realist Aesthetics. Critical Inquiry, [s. I.] v. 32, n. 3, primavera 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/3651512

MORGAN, Daniel. Paragraph, [s. I.], v. 36, n. 1, 2013. DOI: https://doi.org/10.3366/para.2013.0075

PICADO, Benjamin. Aquém do dispositivo: por uma teoria impura da fotografia. Belo Horizonte: Ed. Fafich, 2024.

ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

SNYDER, Joel; ALLEN, Neil Walsh. Photoraphy, vision and representation. Critical Inquiry, [s. I.], v. 2, n. 1, 1975. DOI: https://doi.org/10.1086/447832

WALTON, Kendall L. Transparent Pictures. Critical Inquiry, [s. I.], v. 11, n. 2, 1984. DOI: https://doi.org/10.1086/448287

WOLLEN, Peter. Signs and Meaning in the Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1973.

WOLLEN, Peter. “Ontology” and “Materialism” in Film. Screen, [s. I.], v. 17, n. 1, p. 7-25, primavera 1976. Disponível em: https://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO8-9/wollenmaterialismodveng.htm. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1093/screen/17.1.7

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Arraes Callou, H. (2025). André Bazin, automatismo e vanguarda. Revista FAMECOS, 32(1), e45634. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45634

Edição

Seção

Cinema e Audiovisual