André Bazin, automatismo e vanguarda
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2025.1.45634Palavras-chave:
André Bazin, automatismo, vanguarda, teoria da fotografia, ontologia da imagem fotográficaResumo
Este artigo pretende construir uma interpretação do conceito de automatismo introduzido por André Bazin no ensaio Ontologia da Imagem fotográfica, tomando como quadro comparativo privilegiado as vanguardas históricas e sua noção de procedimento automático. O objetivo deste trabalho consiste na elaboração de uma leitura da teoria de Bazin sobre as artes fotográficas capaz de fazer reconhecer em suas intervenções críticas um conjunto preocupações partilhadas pela tradição da vanguarda a respeito da feitura automática.
Downloads
Referências
ABRAHMS, Meyer Howard. The Mirror and the Lamp: Romantic Theory and the Critical Tradition. New York: Oxford University Press, 1971.
AHERN, Mal. Cinema’s Automatisms and Industrial Automation. Diacritics, [s. I.], v. 46, n. 4, p. 6-33, 2018. DOI: https://doi.org/10.1353/dia.2019.0001
ANSCOMBE, Elizabeth. Intenção. São Paulo: Associação Scientiae Studia, 2023.
ARNHEIM, Rudolf. Film as Art. Berkeley: University of California Press, 1957.
ARP, Hans. Dada was not a Farce. In: MOTHERWELL, Robert. The Dada Painters and poets: an Anthology. Cambridge: The Belknap Press of Havard University Press, 1979.
BAUDELAIRE, Charles. Prosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Ubu Editora, 2018a.
BAZIN, André. Écrits Complets I. Paris: Macula Editions, 2018b.
BAZIN, André. Écrits Complets II. Paris: Macula Editions, 2018c.
BAZIN, André. O realismo impossível. São Paulo: Autêntica, 2016.
BAZIN, André. Qu’est-ce que le Cinéma?: Ontologie et Langage. Paris: Les Éditions du Cer, 1958.
BOIS, Yve-Alain. The difficult task of erasing oneself: non-composition in twentieth-century art. [S. l.]: Institute for Advanced Study, 2007. Disponível em: https://video.ias.edu/ The-Difficult-Task-of-Erasing-Oneself. Acesso em: 21 fev. 2019.
BOIS, Yves-Alain et al. Abstraction, 1910–1925: Eight Statements. October, [s. I.], v. 153, p. 3-51, out. 2013. Disponível em: http://arks.princeton.edu/ark:/88435/pr1599z16q. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1162/OCTO_a_00130
BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2001.
BÜRGUER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
CARROLL, Noël. Philosophical Problems of Classical Film Theory. Princeton: Princeton University Press, 1988.
CAVELL, Stanley. The World Viewed. Cambridge: Havard University Press, 1979.
COSTELLO, Diarmud. On Photography: a philosophical inquiry. London: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315266688
DASTON, Lorraine; GALISON, Peter. Objectivity. New York: Zone Books, 2010.
DELACROIX, Eugéne. The Journal of Eugene Delacroix. London: Phaidon Press, 1995.
DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico. Campinas: Papirus Editora, 1994.
DUCHAMP, Marcel. The Writings of Marcel Duchamp. Boston: De Capo Press, 1975.
DUCHAMP, Marcel. Marcel Duchamp Interview with Katherine Kuh. In: KUH, Katherine. The Artist’s Voice. New York: Harper & Row, 1962.
GARCIA, Tristan. The Photographic Real. Glass-Bead Journal, 2016.
KRAUSS, Rosalind. Notes on the Index: Seventies Art in America. October, [s. I.], v. 3, p. 68-81,1977. Disponível em: https://doi.org/10.2307/778437. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.2307/778437
PUDOVKIN, V. I. Film Technique and Film Acting. New York: Grove Press, 1960.
MACCABE, Colin. Bazin as Modernist. In: DUDLEY, Andrew. Opening Bazin: Post-war Film Theory and its Afterlife. New York: Oxford University Press, 2021.
MAYNARD, Patrick. The Engine of Visualization. Ithaca: Cornell University Press, 1997.
MICHELSON, Annette. What is Cinema? Performing Arts Journal, [s. I.], v. 17, n. 2/3, maio/set. 1995. DOI: https://doi.org/10.2307/3245771
MORGAN, Daniel. Rethinking Bazin: Ontology and Realist Aesthetics. Critical Inquiry, [s. I.] v. 32, n. 3, primavera 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/3651512
MORGAN, Daniel. Paragraph, [s. I.], v. 36, n. 1, 2013. DOI: https://doi.org/10.3366/para.2013.0075
PICADO, Benjamin. Aquém do dispositivo: por uma teoria impura da fotografia. Belo Horizonte: Ed. Fafich, 2024.
ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.
SNYDER, Joel; ALLEN, Neil Walsh. Photoraphy, vision and representation. Critical Inquiry, [s. I.], v. 2, n. 1, 1975. DOI: https://doi.org/10.1086/447832
WALTON, Kendall L. Transparent Pictures. Critical Inquiry, [s. I.], v. 11, n. 2, 1984. DOI: https://doi.org/10.1086/448287
WOLLEN, Peter. Signs and Meaning in the Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1973.
WOLLEN, Peter. “Ontology” and “Materialism” in Film. Screen, [s. I.], v. 17, n. 1, p. 7-25, primavera 1976. Disponível em: https://www.focorevistadecinema.com.br/FOCO8-9/wollenmaterialismodveng.htm. Acesso em: 10 fev. 2025. DOI: https://doi.org/10.1093/screen/17.1.7
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.