Arquivando o passado, pintando o presente
representações da diversidade e do feminismo no Portrait of a Lady on Fire
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44857Palavras-chave:
Representação, feminismo, Céline SciammaResumo
Este artigo focaliza as representações da diversidade e do feminismo no fi lme francês Portrait of a Lady on Fire (Portrait de la jeune fi lle en feu, 2019), dirigido por Céline Sciamma. Ambientado no século 18, o fi lme aborda inúmeras questões contemporâneas através de uma lente feminista. O texto considera Portrait of a Lady on Fire como um arquivo visual na história do cinema feminista e queer, criando diálogos entre o passado e o presente. Ao mesmo tempo, usando Céline Sciamma como ponto de entrada, o material também explora a autoria feminina no cinema francês do século 21.
Downloads
Referências
AHMED, S. Cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014.
BACHOLLE, M. For a fluid approach to Céline Sciamma’s Portrait of a Lady on Fire. French Cultural Studies, [S.l.], v. 34, n. 2, p. 147-160, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/09571558221099637
BANDE de filles [Girlhood]. Dir.: Céline Sciamma. France: Hold Up Films: Lilies Films: Arte France Cinéma, 2014.
BRADBURY-RANCE, C. Lesbian cinema after queer theory. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9781474435376
BRADBURY-RANCE, C. Lesbian Legibility and Queer Legacy in Céline Sciamma’s Portrait de la jeune fille em feu/Portrait of a Lady on Fire. French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 172-184, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/26438941.2022.2148375
GARCIA, M.; SCIAMMA, C. Deconstructing the Filmmaker’s Gaze. Cineaste, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 8-11, 2019.
GOPINATH, G. Unruly visions: The aesthetic practices of queer Diáspora. Durham: Duke University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1215/9781478002161
HALL, S. Cultural identity and cinematic representation. Framework: The Journal of Cinema and Media, [S. l.], n. 36, p. 68-81, 1989.
HALL, S. Questions of cultural identity. London: SAGE Publications Ltd., 1996.
HARROD, M. Staging the generic self: Céline Sciamma’s autofictional praxis. French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 212-230, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/26438941.2022.2149171
JOHNSTON, C. The queer circulation of objects in the films of Céline Sciamma. French Screen Studies, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 287-303, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/26438941.2021.1956717
LINDNER, K. Film Bodies. Queer Feminist Encounters with Gender and Sexuality in Cinema. London: I. B. Tauris, 2018. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350986435
MERCER, B. The Brush Behind the Film: How Painter Hélène Delmaire Created Our Portrait of a Lady on Fire Cover. In: The Criterion Collection, [S. l.], Sep. 2, 2022. Available at: https://www.criterion.com/current/posts/7084-the-brush-behind-the-film-how-painter-hlne-delmaire-created-our-portrait-of-a-lady-on-fire-cover. Accessed on: May 10, 2023.
MULVEY, L. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 6-18, 1975. DOI: https://doi.org/10.1093/screen/16.3.6
NAISSANCE des pieuvres [Waterlilies]. Dir.: Céline Sciamma. France: Balthazar Productions, 2007. France: Balthazar Productions, 2007.
OWENS, C. Beyond recognition: Representation, power, and culture. Berkeley: University of California Press, 1992.
PETITE Maman. Dir.: Céline Sciamma. France: Lilies Films: Canal+: Cine+: France 3 Cinéma, 2021.
PORTRAIT de la jeune fifille en feu [Portrait of a Lady on Fire]. Dir.: Céline Sciamma. France: Lilies Films, 2019.
POTTER, S. Sex scene and unseen: Portrait de la jeune fille en feu (Céline Sciamma, 2019). French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 185-197, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/26438941.2022.2152579
RENTSCHLER, C.; MITCHELL, C. Introduction: The significance of place in girlhood studies. Girlhood and the Politics of Place. New York: Berghahn Books, 2016. DOI: https://doi.org/10.26530/OAPEN_606216
TARR, C. Introduction: Women’s Film-Making in France 2000–2010. Studies in French Cinema, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 189-200, 2012. DOI: https://doi.org/10.1386/sfc.12.3.189_2
TARR, C.; ROLLET, B. Cinema and the Second Sex: Women’s Filmmaking in France in the 1980s and 1990s. London: A&C Black, 2001.
TOMBOY. Dir.: Céline Sciamma. France: Hold up Films 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.