Arquivando o passado, pintando o presente
representações da diversidade e do feminismo no Portrait of a Lady on Fire
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44857Palavras-chave:
Representação, feminismo, Céline SciammaResumo
Este artigo focaliza as representações da diversidade e do feminismo no fi lme francês Portrait of a Lady on Fire (Portrait de la jeune fi lle en feu, 2019), dirigido por Céline Sciamma. Ambientado no século 18, o fi lme aborda inúmeras questões contemporâneas através de uma lente feminista. O texto considera Portrait of a Lady on Fire como um arquivo visual na história do cinema feminista e queer, criando diálogos entre o passado e o presente. Ao mesmo tempo, usando Céline Sciamma como ponto de entrada, o material também explora a autoria feminina no cinema francês do século 21.
Downloads
Referências
AHMED, S. Cultural politics of emotion. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014.
BACHOLLE, M. For a fluid approach to Céline Sciamma’s Portrait of a Lady on Fire. French Cultural Studies, [S.l.], v. 34, n. 2, p. 147-160, 2023. DOI: https://doi.org/10.1177/09571558221099637
BANDE de filles [Girlhood]. Dir.: Céline Sciamma. France: Hold Up Films: Lilies Films: Arte France Cinéma, 2014.
BRADBURY-RANCE, C. Lesbian cinema after queer theory. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9781474435376
BRADBURY-RANCE, C. Lesbian Legibility and Queer Legacy in Céline Sciamma’s Portrait de la jeune fille em feu/Portrait of a Lady on Fire. French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 172-184, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/26438941.2022.2148375
GARCIA, M.; SCIAMMA, C. Deconstructing the Filmmaker’s Gaze. Cineaste, [S. l.], v. 45, n. 1, p. 8-11, 2019.
GOPINATH, G. Unruly visions: The aesthetic practices of queer Diáspora. Durham: Duke University Press, 2018. DOI: https://doi.org/10.1215/9781478002161
HALL, S. Cultural identity and cinematic representation. Framework: The Journal of Cinema and Media, [S. l.], n. 36, p. 68-81, 1989.
HALL, S. Questions of cultural identity. London: SAGE Publications Ltd., 1996.
HARROD, M. Staging the generic self: Céline Sciamma’s autofictional praxis. French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 212-230, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/26438941.2022.2149171
JOHNSTON, C. The queer circulation of objects in the films of Céline Sciamma. French Screen Studies, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 287-303, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/26438941.2021.1956717
LINDNER, K. Film Bodies. Queer Feminist Encounters with Gender and Sexuality in Cinema. London: I. B. Tauris, 2018. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350986435
MERCER, B. The Brush Behind the Film: How Painter Hélène Delmaire Created Our Portrait of a Lady on Fire Cover. In: The Criterion Collection, [S. l.], Sep. 2, 2022. Available at: https://www.criterion.com/current/posts/7084-the-brush-behind-the-film-how-painter-hlne-delmaire-created-our-portrait-of-a-lady-on-fire-cover. Accessed on: May 10, 2023.
MULVEY, L. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 6-18, 1975. DOI: https://doi.org/10.1093/screen/16.3.6
NAISSANCE des pieuvres [Waterlilies]. Dir.: Céline Sciamma. France: Balthazar Productions, 2007. France: Balthazar Productions, 2007.
OWENS, C. Beyond recognition: Representation, power, and culture. Berkeley: University of California Press, 1992.
PETITE Maman. Dir.: Céline Sciamma. France: Lilies Films: Canal+: Cine+: France 3 Cinéma, 2021.
PORTRAIT de la jeune fifille en feu [Portrait of a Lady on Fire]. Dir.: Céline Sciamma. France: Lilies Films, 2019.
POTTER, S. Sex scene and unseen: Portrait de la jeune fille en feu (Céline Sciamma, 2019). French Screen Studies, [S. l.], v. 23, n. 2-3, p. 185-197, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/26438941.2022.2152579
RENTSCHLER, C.; MITCHELL, C. Introduction: The significance of place in girlhood studies. Girlhood and the Politics of Place. New York: Berghahn Books, 2016. DOI: https://doi.org/10.26530/OAPEN_606216
TARR, C. Introduction: Women’s Film-Making in France 2000–2010. Studies in French Cinema, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 189-200, 2012. DOI: https://doi.org/10.1386/sfc.12.3.189_2
TARR, C.; ROLLET, B. Cinema and the Second Sex: Women’s Filmmaking in France in the 1980s and 1990s. London: A&C Black, 2001.
TOMBOY. Dir.: Céline Sciamma. France: Hold up Films 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.