Estética cosplay
a busca de fãs por uma vida bela
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.43130Palavras-chave:
cosplay, fãs, cultura de si, estética da existência, vida belaResumo
O cosplay é uma prática da cultura participativa onde se ilustram as interações colaborativas entre fãs. O fenômeno é defi nido pelo uso de fantasias para brincar com personagens da cultura pop. Isso ocorre na troca entre diferentes comunidades de fãs (fandoms), propiciando a coprodução de experiências culturais que arranjam as diversas performances executadas pelos cosplayers. A reunião de diversas performances refl ete performatividades culturais que podem ser compreendidas como o exercício de resistências. Exercer resistência é um dos esteios possíveis para o que Michel Foucault denomina como processo de subjetivação em que elaboramos a nossa própria subjetividade. Neste sentido, o presente estudo apresenta um ensaio teórico que se debruça sobre como o cosplay permite aos seus praticantes a produção de sua própria subjetividade: uma estética da existência elaborada em suas interações interfandômicas. O ensaio evoca conceitos estabelecidos em literaturas interdisciplinares que se relacionam com os estudos culturais, de modo que possamos avançar e propor que a estética cosplay é como uma invasão de fãs para viver uma vida bela
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Rabelais and his World. Tr. Helene Iswolsky. Bloomington: Indiana UP, 1984.
BARBOZA, R. A.; SILVA, R. R. da. Subcultura Cosplay: A Extensão do Self em um Grupo de Consumo. Revista Brasileira de Marketing – REMark, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 180-202, 2013.
BENETT, L.; BOOTH, P. J. Performance and performativity in fandom. Transformative Works and Cultures, v. 18, n. 18, 2015. http://dx.doi.org/10.3983/twc.2015.0675.
BRENNAN, J. “Fandom is full of pearl clutching old ladies”: Nonnies in the online slash closet. International Journal of Cultural Studies, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 363-380, 2013.
BURKE, Liam. Harley Quinn and the carnivalesque transformation of comic book fandom. Transformative Works and Cultures, [S. l.], v. 36, p. 1-17, 2021. https://doi.org/10.3983/twc.2021.2015.
BUTLER, J. Gender trouble: Feminism and the subversion of identity. New York, NY: Routledge, 1990.
BUTLER, J. Bodies that matter: On the discursive limits of “sex”. London: Routledge, 1993.
CHATZIDAKIS, A.; MACLARAN, P. Gendering consumer ethics. International Journal of Consumer Studies, [S. l.], v. 44, n. 4, p. 316-327, 2020.
CRAWFORD, G.; HANCOCK, D. Urban poachers: Cosplay, playful cultures and the appropriation of urban space. The Journal of Fandom Studies, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 301-318, 2018.
CRISTOFARI, C.; GUITTON, M. J. Aca-fans and fan communities: An operative framework. Journal of Consumer Culture, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 713-731, 2017.
DE MELLO, R. R.; DE ALMEIDA, S. O.; DALMORO, M. The emperor’s new cosplay: the agency of an absent material on the consumption experience. Consumption Markets & Culture, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 241-261, 2021.
DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.
EL JURDI, H.; MOUFAHIM, M.; DEKEL, O. “They said we ruined the character and our religion”: authenticity and legitimation of hijab cosplay. Qualitative Market Research: An International Journal, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 43-59, 2021.
FATHALLAH, J. “Except that Joss Whedon is god”: fannish attitudes to statements of author/ity. International Journal of Cultural Studies, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 459-476, 2014.FISKE, J. Understanding Popular Culture. London: Unwin Hyman, 1989
FOUCAULT, M. A estética da existência. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V Ética, Sexualidade e Política. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a. p. 288-293.
FOUCAULT, M. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V Ética, Sexualidade e Política. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006b. p. 192-217.
FOUCAULT, M. Foucault Estuda a Razão do Estado. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V Ética, Sexualidade e Política. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006c. p. 317-322.
FOUCAULT, M. Poder e Saber. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V Ética, Sexualidade e Política. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006d. p. 223-240.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito: curso no Collège de France (1981-1982). São Paulo: Martins Fontes: 2010.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 3: o cuidado de si. São Paulo: Paz e Terra, 2014a.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. São Paulo: Paz e Terra, 2014b.
FOUCAULT, M. História da sexualidade, vol 1: a vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2014c.
FUSCHILLO, G. Fans, fandoms, or fanaticism? Journal of Consumer Culture, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 347-365, 2020.GN, J. Queer simulation: The practice, performance and pleasure of cosplay. Continuum: Journal of Media & Cultural Studies, [S. l.], v. 25, n. 4, p. 583-593, 2011.
GOULDING, C.; SAREN, M. Performing identity: ananalysis of gender expressions at the Whitby goth festival. Consumption, Markets & Culture, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 27-46, 2009.
GUNNELS, J. A Jedi Like My Father before Me: Social Identity and the New York Comic Con. Transformative Works and Cultures, [S. l.], v. 3, n. 3, 2009.
HELLER, B. Cosplay e cosplayers: quando a cultura pop é levada a sério. Galaxia, [S. l.], n. 32, p. 216-220, 2020.
HILLS, M. ‘Twilight Fans Represented in Commercial Paratexts and Inter-fandoms: Resisting and Repurposing Negative Fan Stereotypes’. In: MOREY, A. (ed.). Genre, Reception, and Adaptation in the Twilight Series. Aldershot: Ashgate, 2012. p. 113-129.
HILLS, M. Fiske’s ‘textual productivity’ and digital fandom: Web 2.0 democratization versus fan distinction? Participations: Journal of Audience and Reception Studies, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 130-153, 2013.
IUVA, P. O.; SILVA, A. R. As semioses do trailer da publicidade à experiência estética. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 310-337, 2013.
JENKINS, H. Fans, Bloggers and Gamers: exploring Participatory Culture, New York University Press, New York, 2006.
JENKINS, H. Superpowered Fans: The Many Worlds of San Diego’s Comic-Con. Boom: A. Journal of California, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 22-36, 2012.
JENKINS, H. Invasores do Texto: fãs e cultura participativa. Rio de Janeiro: Marsupial, 2015.
KOZINETS, R. V.; JENKINS, H. Consumer movements, brand activism, and the participatory politics of media: A conversation. Journal of Consumer Culture, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 264-282, 2022.
LAMERICHS, N. The cultural dynamic of doujinshi and cosplay: Local anime fandom in Japan, USA and Europe. Participations: Journal of Audience & Reception Studies, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 154-176, 2013.
LAMERICHS, N. Costuming as subculture: The multiple bodies of cosplay. Scene, [S. l.], v. 2, n. 1-2, p. 113-125, 2014.
LEE, H.-K.; ZHANG, X.The Korean Wave as a source of implicit cultural policy: Making of a neoliberal subjectivity in a Korean style. International Journal of Cultural Studies, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 521-537, 2021.
LOPEZ, L. K. Fan activists and the politics of race in The Last Airbender. International Journal of Cultural Studies, [S. l.], v. 15, n. 5, p. 431-445, 2011.
LOURENÇO, A. L. Otakus: jovens brasileiros e cultura pop nipônica. Juventude contemporânea: cultura, gostos e carreiras. Rio de Janeiro, 2010. v. 7.
MOREIRA, T. A. Cultura: entre a arena de luta e o movimento Hip Hop. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 1-17, 2018.
NICHOLS, E. G. Playing with identity: gender, performance and feminine agency in cosplay. Continuum, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 270-282, 2019.
NUNES, M. R. F. Circulação de artefatos entre cosplayers de Beagá e Vitória. Galaxia, [S. l.], n. 28, p. 235-247, 2014.
RAHMAN, O.; WING-SUN, L.; CHEUNG, B. H.-M. “Cosplay”: Imaginative Self and Performing Identity. Fashion Theory, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 317-341, 2012.
SEREGINA, A. Undoing gender through performing the other. Consumption, Markets & Culture, v. 22, n. 4, 454-473, 2019.
SEREGINA, A.; WEIJO, H. A. Play at Any Cost: How Cosplayers Produce and Sustain Their Ludic Communal Consumption Experiences. Journal of Consumer Research, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 139-149, 2017.
TUCHERMAN, I. Michel Foucault hoje, ou ainda: do dispositivo de vigilância ao dispositivo de exposição da intimidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 12, n. 27, 40-48, 2008.
URBANO, K. C. L. Fansubbers brasileiros e suas políticas de mediação nas redes digitais. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 1-13, 2020.
WAYSDORF, A.; REIJNDERS, S. Immersion, authenticity and the theme park as social space: Experiencing the Wizarding World of Harry Potter. International Journal of Cultural Studies, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 173-188, 2018.
WINGE, T. Costuming the Imagination: Origins of Anime and Manga Cosplay. Mechademia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 65-76, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista FAMECOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.