Processos de subjetivação e acontecimento comunicacional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.41010Palavras-chave:
Comunicação, Processos de subjetivação, SentidoResumo
Com este artigo, busca-se demarcar uma perspectiva teórica para os estudos da comunicação com base nos processos de subjetivação. No trabalho, desenvolvem-se as noções de acontecimento e de comunicação que integram a Nova Teoria da Comunicação, de Ciro Marcondes Filho, e procura-se acentuar os estudos que abordam questões da subjetividade. O que justifica esse olhar comunicacional é o pressuposto de um conceito que mobilize os modos de constituição de si. O objetivo é articular um conceito de comunicação cujo centro não é o media, mas o processo e, nele, os modos de constituição do sujeito. A pesquisa bibliográfica tem referencial teórico pós-estruturalista. Conclui-se que a articulação do campo da comunicação com as questões da subjetividade depende de um olhar específico fundamentado em um conceito comunicacional pelo qual se desenvolve a articulação.
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