O Brasil na perspectiva latino-americana

Uma análise de cobertura da rede integracionista TeleSUR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.39148

Palavras-chave:

TeleSUR, América Latina, Integração regional

Resumo

A rede TeleSUR surgiu em 2005 como uma alternativa comunicacional contra-hegemônica para a América Latina. Com o lema “Nosso norte é o Sul”, o canal de notícias tem como perspectiva a integração dos países da região. Sendo assim, nosso objetivo é entender como o Brasil é apresentado na cobertura da rede pan-regional. Para isso, analisamos 462 notícias publicadas no portal do canal que mencionam a palavra “Brasil”. A coleta foi feita entre os meses de abril e agosto de 2020. Entre as categorias analisadas estão a periodização, editorias, assuntos específicos, distribuição geográfica e atores políticos mencionados. O resultado indicou que a TeleSUR repercute principalmente assuntos políticos sobre o Brasil, que envolvem o governo federal e a oposição. Os povos indígenas e movimentos sociais também ganharam bastante espaço no noticiário.

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Biografia do Autor

Erivelto Amarante, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, PR, Brasil.

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil; doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil; e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Izani Mustafá, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Imperatriz, MA, Brasil.

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz. MA, Brasil.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Amarante, E., & Mustafá, I. (2021). O Brasil na perspectiva latino-americana: Uma análise de cobertura da rede integracionista TeleSUR. Revista FAMECOS, 28(1), e39148. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.39148

Edição

Seção

Mídia e Cultura