Publicidade de experiência
O desafio de identificar a publicidade mesclada ao entretenimento em vídeos de YouTubers
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37995Palavras-chave:
Publicidade de experiência, YouTube, Literacia publicitáriaResumo
No contexto de popularização da Internet, temos a produção de conteúdo como prática amplamente difundida através de aparelhos como smartphones. Pessoas se especializam em determinado assunto, produzindo posts, vídeos com o intuito de monetizar o conteúdo. É dentro dessa lógica que temos os YouTubers como profissionais da plataforma, reconhecidos pelos seus inscritos e contratados por marcas para divulgar produtos. Com isso, surge a publicidade de experiência, na qual, ela se mescla ao entretenimento e se torna difícil diferenciá-los. Por isto, este artigo tomou como base um recorte de pesquisa doutoral e discutiu formas de identificação desse discurso publicitário. Concluímos que a publicidade de experiência apresenta características que podem ajudar na percepção do incentivo à compra, porém ela levanta a questão da transparência que precisa ser trabalhada em outras pesquisas.
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