O Ф da fotografia (lado b)
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.37902Palavras-chave:
Roland Barthes, Fotografia, Câmara ClaraResumo
Em 1979, diante da fotografia da mãe falecida, Roland Barthes escreveu os 48 pequenos capítulos de A Câmara Clara. Publicado em 1980, jamais deixou de ser debatido, admirado, criticado. Esse debate, no entanto, raramente serviu para alargar seu alcance ou aprofundar seus insights. Reduzido a um pequeno número de citações, a multidimensionalidade do texto se perdeu. Esse artigo é a segunda parte de uma releitura do ensaio onde os conceitos são pensados como episódios e a exegese subordina-se às tramas da narrativa. Os aspectos priorizados nesse Lado-B de phi (Ф) são: puncta, a palinódia, interfuit, eidos e aoristo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. The Coming Community. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.
AZEVEDO, Paulo César; LISSOVSKY, Mauricio. Escravos brasileiros do século XIX na Fotografia de Christiano Jr. São Paulo: Ex-Libris, 1988.
BARTHES, Roland. O Óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 1989.
BAZIN, André. “Ontologia da imagem fotográfica”. In: BAZIN, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991. p. 19-26.
BENVENISTE, Émile. Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard, 1966.
CADAVA, Eduardo; CORTÉS-ROCCA, Paola. “Notes on Love and Photography”. October, [s. l.], v. 116, Spring, p. 3-34, 2006. https://doi.org/10.1162/octo.2006.116.1.3.
DELEUZE, Gilles. Cinema I: A Imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense: 1985.
DERRIDA, Jacques. “The Deaths of Roland Barthes”. In: DERRIDA, J. The Works of Mourning. Chicago: University of Chicago Press, 2001. p. 31-68.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, Freud e Marx: Theatrum Philosoficum. Porto: Anagrama, 1980.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A Vontade de saber. Rio de Janeiro; Graal, 1982.
FRADE, Pedro Miguel. Figuras do Espanto: a fotografia antes da sua cultura. Porto: Edições Asa, 1992.
GAFFIOT, Félix. Dictionaire Illustré Latin-Français. Paris: Hachette, 1934.
HUSSERL, Edmund. A Ideia da fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 1990.
LÉVINAS, Emmanuel. La realidad y su sombra. Madrid: Editorial Trotta, 2001.
LISSOVSKY, Mauricio; BLANK, Thaís. “Catástrofe do sentido e urgência da montagem: o Brasil em 3 fotogramas alemães dos anos 1930”. Devires, [s. l.], v. 7, n. 1, 2010.
LISSOVSKY, Mauricio. Pausas do Destino: teoria, arte e história da fotografia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.