A ofensa das imagens
Reverberações simbólicas no ambiente midiático
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.36840Palavras-chave:
Imagem, Símbolo, OfensaResumo
Partindo da abordagem de Durand, que toma o símbolo como “epifania de um mistério”, analisamos neste artigo possibilidades da experiência simbólica em meio ao diagnóstico de esvaziamento das imagens na sociedade midiática. Sugerimos que o fenômeno das imagens ofensivas, em diversos casos, enseja atitudes e comportamentos próprios do ambiente simbólico, tensionando o caráter mediacional da imagem. Percorremos, assim, o fenômeno da demonização do outro em imagens. Para tanto, nos valemos também das contribuições teóricas de Mitchell, Belting, Baitello Jr e Han.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1993.
BAITELLO JR., Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.
BELTING, Hans. Antropologia de la imagen. Buenos Ayres: Katz, 2007.
BELTING, Hans. Likeness and presence: a history of the image before the era of art. Chicago: The University of Chicago Press, 1996.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Zouk, 2012.
DURAND, Gilbert. Imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Petrópolis: Vozes, 2017.
MITCHELL, W. J. T. What do pictures want? Chicago: The University of Chicago Press, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista FAMECOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.