Enunciação, auto-referencialidade e incompletude
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3456Palavras-chave:
Midiatização, enunciação, discursos jornalísticosResumo
Reflete-se sobre as transformações da enunciação jornalística a partir do impacto nela provocado pela passagem da ‘sociedade dos meios’ para ‘sociedade midiatizada’. Examina-se mudanças das marcas de uma ‘enunciação representacional’ para uma ‘enunciação de auto-referenciação’ midiática, mostrandose, a partir de ‘tipologia’ de fragmentos discursivos jornalísticos, a permanência, numa e noutra, da incompletude de sentidos.Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Variaciones sobre la escritura. Buenos Aires: Paidós Comunicación 2002.
BENVENISTE, Emile. Problemas de Lingüística Geral. Campinas: Pontes, 1989.
______. Problémes de Lingüistique Générale. Paris: Gallimard, 1980.
DURÁN, Marina S. La autorreferencia como estratégia de promoción: periodismo o publicidad. In: Zer. Madri, 2006. p. 197-209.
FABBRI, Paolo. El giro semiótico. Barcelona: Gedisa, 1999.
FAUSTO NETO, Antônio. O discurso político entre recusas e controles das estratégias enunciativas midiáticas: observações sobre a midiatização da campanha eleitoral de 2006. Galáxia, São Paulo, PUC/SP, 2006.
______. Da ‘construção da realidade’ à ‘realidade da construção’. In: Edição em Jornalismo – Ensino, Teoria e Prática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
______. O jornalismo e os limites da representação. In: Caleidoscópio - Territórios do Jornalismo. Lisboa: Universidade Lusófona. Lisboa, 2004/2005.
FISCHER, Sofia. Le détour des chemins. In: La théorie de Antoine Culioli – Ouvertures et Incidences. Paris: Orphys 1991.
FLAHAULT, François. A Fala Intermediária. Lisboa: Via Editora, 1979.
FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à lingüística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.
MATA, Maria Cristina da. De la cultura masiva a la cultura mediática. In: SIGAL, Lígia; VERÓN, Eliseo. Perón o Muerte Diálogos de la comunicación. Buenos Aires: Eudeba, 2004. p.80-91.
STEIMBERG, Oscar; TRAVERSA, Oscar. Estilo de época y comunicación mediática. Tomo I. Buenos Aires: Atuel, 1997.
VERÓN, Eliseo. Fragmentos de um tecido. São Leopoldo: Unisinos, 2004.
VERÓN, Eliseo. El Cuerpo de las Imagénes. LUHMANN , Niklas. A Realidade dos Meios de Comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.