Territórios de criatividade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3437Palavras-chave:
cultura, agentes comunicacionais, cidadeResumo
Neste artigo refletiremos sobre a dimensão do popular na cultura moderna, com o objetivo de colocar em destaque a constituição do imaginário da sociabilidade urbana. Em seguida, vamos ver como os indivíduos comuns, que freqüentam as ruas cotidianamente, vivem e criam resistências aos processos de industrialização da cultura a partir de instrumentos próprios que um dia supostamente estariam aniquilando a cultura popular. Apresentaremos a ONG Meninas e Mulheres do Morro, entidade organizada por líderes comunitárias da Comunidade da Candelária, favela da Mangueira, no Rio de Janeiro.Downloads
Referências
BAUMAN, ZYGMUNT. Globalização. As conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
CANEVACCI, MASSIMO. Culturas eXtremas. Mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro DP&A Editora, 2005.
CERTEAU, MICHEL DE A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
CHARTIER, ROGER. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, nr 16. Rio de Janeiro: s.e., v.8, 1995.
CORREA, ROBERTO LOBATO. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática, 2002.
DOSSE, FRANÇOIS. A História em migalhas: dos Annales à Nova História. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
MAIA, João Luis de Araújo. Comunicação e Comunidade: novas perspectivas das sociabilidades urbanas. In: FREITAS, RICARDO FERREIRA, NACIF, RAFAEL (Org.). Destinos da Cidade. Comunicação, Arte e Cultura. Rio de Janeiro: EdUerj, p. 31-45, 2005.
_______. Os agentes comunicacionais da Mangueira: fluxos e movimentos culturais. In, COGO, DENISE e MAIA, JOÃO. (Org.). Comunicação para a cidadania. Rio de Janeiro: Eduerj, p. 115-126, 2006.
MAFFESOLI, MICHEL. O tempo das tribos. O declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2006.
ORTIZ, RENATO. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 2000.
SANTOS, MILTON. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2004.
SODRÉ, MUNIZ . O terreiro e a cidade. Petrópolis: Vozes, 1988.
TÖNNIES, FERDINAND. Comunidade e Sociedade com entidades típico-ideais. In, FERNANDES, FLORESTAN. (Org.). Comunidade e Sociedade. São Paulo: Edusp, 1973.
TUAN, YI-FU. Espaço e lugar. São Paulo: Difel, 1983.
VALLADARES, LICIA DO PRADO. A invenção da favela. Do mito de origem à favela.com. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.