A febre dos blogs de política

Autores

  • Alessandra Aldé Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Juliana Escobar Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Viktor Chagas Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3431

Palavras-chave:

Política, Mídia, Esfera pública virtual

Resumo

Durante a crise política de 2005, os blogs de política, principalmente os mantidos por jornalistas conhecidos na mídia, tornaram-se um novo campo de informação e debate. Neste artigo, nossa intenção é apresentar os dados preliminares de extensa pesquisa sobre os blogs de política, baseada na observação sistemática, ao longo dos anos de 2005 e 2006, dos principais exemplos brasileiros. O foco, aqui, será a natureza do debate público que envolve autores e leitores, procurando analisar sua dinâmica e relacioná-la com as expectativas teóricas que vêem na internet um ambiente comunicativo capaz de incentivar a pluralidade política e a deliberação discursiva.

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Biografia do Autor

Alessandra Aldé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-RJ (1991), fez mestrado (1995) e doutorado (2001) em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) no IUPERJ. Entre 2015 e 2016 realizou estágio pós-doutoral junto ao Latin American Centre da Universidade de Oxford. Atualmente é professora adjunta do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde também é pesquisadora associada do Doxa/IESP. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica) no biênio 2013-2015 e editora da Revista Compolítica desde 2011. 

Juliana Escobar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité (2016). Mestre em Tecnologias de Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/2007). Jornalista, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/1999). Jornalista da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desde 2006, lotada na Embrapa Informação Tecnológica , em Brasília (DF). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase, atualmente, em Divulgação Científica e Difusão de Tecnologias, e, anteriormente, em Webjornalismo.

Viktor Chagas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Escritor, jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (Cpdoc-FGV), dedica-se a investigações na área da Comunicação Política, em especial na interface entre Internet e Culturas Políticas, Economia Política da Informação, e Jornalismo e Política. Em 2014, foi contemplado com o prêmio de melhor tese de doutorado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e com o travel grant da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), além de outros prêmios como orientador acadêmico. É atualmente editor executivo da Revista Compolítica, periódico científico publicado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política (Compolítica). É líder do grupo de pesquisa coLAB/UFF, e coordenador do projeto de extensão #MUSEUdeMEMES. É ainda coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF. 

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Publicado

2008-04-14

Como Citar

Aldé, A., Escobar, J., & Chagas, V. (2008). A febre dos blogs de política. Revista FAMECOS, 14(33), 29–40. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3431

Edição

Seção

Cultura Virtual

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