A febre dos blogs de política
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.33.3431Palavras-chave:
Política, Mídia, Esfera pública virtualResumo
Durante a crise política de 2005, os blogs de política, principalmente os mantidos por jornalistas conhecidos na mídia, tornaram-se um novo campo de informação e debate. Neste artigo, nossa intenção é apresentar os dados preliminares de extensa pesquisa sobre os blogs de política, baseada na observação sistemática, ao longo dos anos de 2005 e 2006, dos principais exemplos brasileiros. O foco, aqui, será a natureza do debate público que envolve autores e leitores, procurando analisar sua dinâmica e relacioná-la com as expectativas teóricas que vêem na internet um ambiente comunicativo capaz de incentivar a pluralidade política e a deliberação discursiva.Downloads
Referências
ALDÉ, Alessandra; CHAGAS, Viktor. Blog de política e identidade jornalística (transformações na autoridade cognitiva e na relação entre jornal e leitor). Pauta geral, Salvador, v. 12, n. 7, 2005.
BARBOSA E SILVA, Jan Alyne. Mãos na mídia: weblogs, apropriação social e liberação do pólo da emissão. Dissertação apresentada ao Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Facom/UFBA, 2003.
DEUZE, Mark. The internet and its journalisms. Amsterdã, 2002.
GERALDES, Elen Cristina. A vocação política dos blogs de notícias: possibilidade de reconstituição da esfera pública. V Intercom, NP02 (Jornalismo), Rio de Janeiro: UERJ, 2005.
GOMES, Wilson. Esfera pública na Internet: uma abordagem ética das questões relativas a censura e liberdade de expressão na comunicação em rede. Compós. GT de Comunicação e Política. Brasília: UnB, 2001.
______. Opinião pública política hoje - uma investigação preliminar. In: Práticas mediáticas e espaço público. V. 1. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2001.
GUIDI, Leda. Democracia eletrônica em Bolonha: a rede Iberbole e a construção de uma comunidade participativa on-line. In:EISENBERG e CEPIK. Internet e política: teoria e prática da democracia eletrônica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
JOHNSON, Steven. Cultura da interface. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
LEMOS, André. Ciber-cultura-remix. Texto apresentado no seminário “Sentidos e Processos” dentro da mostra “Cinético Digital’, Mesa “Redes: criação e reconfiguração”, São Paulo, Itaú Cultural, agosto de 2005. Disponível em: . Acesso em: 18 Ago. 2006.
MACHADO, Elias. O ciberespaço como fonte para os jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.
MAIA, Rousiley C. M. Redes cívicas e internet: do ambiente informativo denso às condições da deliberação pública. In: EISENBERG e CEPIK. Internet e política: teoria e prática da democracia eletrônica. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002.
MARQUES, Francisco Jamil. Debates políticos na Internet: a perspectiva da conversação civil. XIV Compós. GT de Comunicação e Política. Rio de Janeiro: UFF, 2005.
PALÁCIOS, Marcos. Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo on-line: o lugar da memória. In: MACHADO, Elias e PALÁCIOS, Marcos. Modelos de jornalismo digital. Salvador: Calandra, 2005.
PR, Digital; GAIA, Hill &Knowlton. I blog: rivoluzione o moda? 2005.
RECUERO, Raquel da C. Warblogs: os blogs, a guerra no Iraque e o Jornalismo Online. Trabalho apresentado no Núcleo de Tecnologias da Informação e da Comunicação, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo Horizonte / MG, setembro de 2003.
REPORTERS WITHOUT BORDERS (Org.). Handbook for bloggers and cyber-dissidents. Paris: Reporters Without Borders, 2005.
SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
SCHUDSON, Michael. Discovering the News: a social
history of American newspapers. Estados Unidos: Basic Books, 1978.
SOLER, Jordi. La información instantánea. Brasil, E-agora, 29 de agosto de 2005. Seção Clipping de notícias. Disponível em: http:/ /www.e-agora.org.br/conteudo.php? cont=clipping&id=2430_0_29_0_M.
Acesso em: 20 Set. 2005.
SILVA, Luis Martins da. Imprensa, discurso e interatividade. In: PORTO, Sérgio Dayrell e MOUILLAUD, Maurice. O jornal: da forma ao sentido. 2 ed. Brasília: UnB, 2002.
THOMPSON, John B. O Escândalo Político. Poder e visibilidade na era da mídia. Petrópolis, Vozes, 2002.
TUCHMAN, Gaye. A objectividade como ritual: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson. Lisboa: 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.