Um gênero comunicacional: os boatos e as lendas urbanas

Autores

  • Jean-Bruno Renard Université Paul Valéry/Montpelier III

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3421

Palavras-chave:

Imaginário, Mitologia, Lendas urbanas

Resumo

Neste artigo, o autor pontua que é preciso analisar o grau de um boato na sociedade e estudar os mecanismos de distorção de fatos ou informações factuais. Para ele, no entanto, é muito importante entender como e por que são espalhadas notícias falsas que passam a merecer crédito. Renard acredita que boatos e narrativas populares contemporâneas são os equivalentes modernos de lendas antigas ao expressarem um pensamento social ou simbólico.

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Biografia do Autor

Jean-Bruno Renard, Université Paul Valéry/Montpelier III

Jean-Bruno Renard, nascido em Paris em 1947, é professor de Sociologia na Universidade Paul Valéry (Montpellier III), membro da equipe de IRSA-CRI (Instituto de Antropologia e Sociologia Research - Centro de Pesquisa para o Imaginário) dentro do LERSEM (Laboratório de estudos e pesquisas em sociologia e etnologia de Montpellier). Seu trabalho se concentra na cultura popular, crenças fantásticas, rumores e lendas contemporâneas. Ele é o autor de O Extraterrestre.

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Publicado

2008-04-14

Como Citar

Renard, J.-B. (2008). Um gênero comunicacional: os boatos e as lendas urbanas. Revista FAMECOS, 14(32), 97–104. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3421

Edição

Seção

Significações Narrativas

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