O Presidente no Big Brother Brasil: a entrevista de Lula no Fantástico como paradigma do jornalismo espetacularizado

Autores

  • Álvaro Nunes Larangeira Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3374

Palavras-chave:

Comunicação, sociedade do espetáculo, reality show

Resumo

Este trabalho aborda a espetacularização do jornalismo a partir da entrevista concedida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Rede Globo e veiculada no dia 1º de janeiro de 2006. O episódio extrapolou o seu caráter jornalístico para assumir o viés do espetáculo, corroborando para isto a presença do apresentador Pedro Bial, ícone do programa Big Brother Brasil. Para embasar esta premissa, recorrer-se-á às teses de Guy Debord a respeito da Sociedade do Espetáculo, à exposição da midiatização do poder por parte de Henri-Pierre Jeudy, à noção de tela total percebida do Jean Baudrillard, ao conceito de informação-espetáculo trabalhado por João Canavilhas e às pesquisas de Fernando Andacht sobre o Big Brother Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Nunes Larangeira, Universidade Tuiuti do Paraná

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná

Referências

ABRAMO, Perseu. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.

ANDACHT, Fernando Torres. Uma aproximação analítica do formato televisivo do reality show. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Covilhã, Portugal, 2003. Disponível em: www.bocc.ubi.pt/pag/andacht-fer. Acesso em: 15 jan. 2006.

BAUDRILLARD, Jean. Tela Total – mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

CANAVILHAS, João. O domínio da informação-espetáculo na Televisão. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, Covilhã, Portugual, 2001. Disponível em: www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php3. Acesso em: 15 jan. 2006.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

JEUDY, Henri-Pierre. A ironia da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 1996

KUCINSKI, Bernardo. Entrevista à Agência Repórter Especial. Dez. 2005. Disponível em: www.reporterespecial.com.br. Acesso em: 15 jan. 2006.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001.

MAFFESOLI, Michel. A transfiguração do político – a tribalização do mundo. Porto Alegre: Sulina, 3. ed., 2005.

SUBIRATIS, Eduardo. A cultura como espetáculo. São Paulo: Nobel, 1989.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo – por que as notícias são como são. v. 1. Florianópolis: Insular, 2004.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Larangeira, Álvaro N. (2008). O Presidente no Big Brother Brasil: a entrevista de Lula no Fantástico como paradigma do jornalismo espetacularizado. Revista FAMECOS, 13(30), 39–45. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3374

Edição

Seção

Jornalismo e representação