O Presidente no Big Brother Brasil: a entrevista de Lula no Fantástico como paradigma do jornalismo espetacularizado
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.30.3374Palavras-chave:
Comunicação, sociedade do espetáculo, reality showResumo
Este trabalho aborda a espetacularização do jornalismo a partir da entrevista concedida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Rede Globo e veiculada no dia 1º de janeiro de 2006. O episódio extrapolou o seu caráter jornalístico para assumir o viés do espetáculo, corroborando para isto a presença do apresentador Pedro Bial, ícone do programa Big Brother Brasil. Para embasar esta premissa, recorrer-se-á às teses de Guy Debord a respeito da Sociedade do Espetáculo, à exposição da midiatização do poder por parte de Henri-Pierre Jeudy, à noção de tela total percebida do Jean Baudrillard, ao conceito de informação-espetáculo trabalhado por João Canavilhas e às pesquisas de Fernando Andacht sobre o Big Brother Brasil.Downloads
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