O cinema da busca: discursos sobre identidades culturais no cinema brasileiro dos anos 90
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2005.27.3326Palavras-chave:
Cinema brasileiro, representações, identidadeResumo
A proposta deste artigo é analisar o cinema como mediador de representações em torno das identidades culturais de um grupo. A partir de aportes teóricos de autores como Stuart Hall e Manuel Castells se procurará fazer um estudo de caso centrado em dois filmes brasileiros, produzidos durante os anos 90: Terra Estrangeira, 1995, de Walter Salles e Daniela Thomas, e Central do Brasil, 1997, de Walter Salles, que desde os títulos apontam para uma discussão em torno das questões de representações das identidades culturais brasileira.Downloads
Referências
ANDERSON, Benedict. Nação e consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.
AUMONT, Jaques. A estética do filme. Campinas: Papirus Editora, 1995.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: proposta para uma história. 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
CANCLINI, Néstor Garcia. Consumidores e Cidadãos. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.
CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CHARTIER, Roger. A história Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
GARDNIER, Ruy. Como se constrói um país. In: Cinema Brasileiro Anos 90: 9 questões. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, p. 21-22, 2001.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra: Embrafilme, 1980.
GUILLEN, Maria Cristina. O sertão e a identidade nacional em Capistrano de Abreu. In: BURITY, Joanildo (org.). Cultura e identidade. Perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.
HALL, Stuart. Identidades Culturais na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1997.
HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
HOBSBAWN, E., RANGER, T. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
LUCHIARI, Maria Tereza Duarte Paes. A (re)significação da paisagem no período contemporâneo. In: ROSENDALL, Zeny, CORRÊA, Roberto L. Paisagem, imaginário e espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
ORICCHIO, Luiz Zanin. Cinema de novo. Um balanço crítico da retomada. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
ORTIZ, Renato. Mundialização da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1998.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
PRADO, Guilherme de Almeida. O elo perdido. Revista USP, São Paulo, Dossiê Cinema Brasileiro, n. 19, p. 24-29, set./out./nov. 1993.
SOUZA, Carlos Roberto de. Humberto Mauro. In: Cinema Brasileiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa, p. 105-121, 1987.
ROSSINI, Miriam de Souza. O que mostramos de nós? A América Latina nas Telas. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, Famecos/PUCRS, n. 7, p. 17-24, dez. 2001.
ROSSINI, Miriam de Souza. Os filmes de reconstituição histórica nos anos 90 e a memória nacional. ArtCultura, Revista do NEHAC/UFU, Uberlândia, v. 3, n. 3, p. 81-86, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.