Os caminhos e os (des)caminhos apontados em A Sociedade do Espetáculo para se pensar o futebol brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.17.3159Palavras-chave:
Futebol brasileiro, Espetáculo, MercadoriaResumo
Este texto tem como objetivo apontar algumas perspectivas apresentadas na obra A Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord, que nos permitam compreender o futebol brasileiro da atualidade. Para tanto, sugerimos que existem, neste texto, “caminhos e (des)caminhos” a serem considerados. Uma revisão da trajetória do futebol e sua estruturação no país são também contempladas para fins de análise.Downloads
Referências
CALDAS, Waldenyr. O pontapé inicial. Memória do futebol brasileiro. São Paulo: Ibrasa, 1990.
_______. Temas da cultura de massa: música, futebol e consumo. São Paulo: Arte & Ciência, Villipress, 2001.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DENARDIN, Pedro Ernesto; DIESTMANN, Cláudio. Um século de futebol: do Sport Club Rio Grande ao Clube dos Treze. Porto Alegre: Gráfica Aplub, s/d.
PRONI, Marcelo Weishaupt. Reflexões sobre o futebol empresa no Brasil. In: COSTA, Márcia R.; FLORENZANO, José P.; QUINTILHO, Elizabeth; DʼALLEVEDO, Silvia C.; SANTOS, Marco Antônio S. (orgs.). Futebol: espetáculo do século. Núcleo de Estudos do Cotidiano e de Cultura Urbana PEPGCS/PUC-SP. São Paulo: Musa Editora, 1999. p. 41-60.
SANTOS, Joel Rufi no. História política do futebol brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1981.
______. Código, padrão e respeito. In: COSTA, Márcia R.; FLORENZANO, José P.; QUINTILHO, Elizabeth; DʼALLEVEDO, Silvia C.; SANTOS, Marco Antônio S. (orgs.). Futebol: espetáculo do século. Núcleo de Estudos do Cotidiano e de Cultura Urbana PEPGCS/PUC-SP. São Paulo: Musa Editora, 1999. p. 103-111.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.