A lógica de consumo e produção de espetáculo no estado burocrata
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.14.3112Palavras-chave:
Marketing, esfera pública, sociedade de consumoResumo
A partir da afirmação de que as populações têm demonstrado cada vez menor interesse pela política, a autora faz um estudo relacionando a sociedade de consumo e as estratégias de marketing, seguindo o pensamento de Habermas, que detecta esta alteração em sua obra Mudança Estrutural da Esfera Pública, e o de Baudrillard, em Tela Total, que também argumenta sobre a ausência de dialética entre o público e a classe política.Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Tela total: mito-ironias da era do virtual e da imagem. Porto Alegre: Sulina, 1997.
______ . A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
MAFFESOLI, Michel. A transfiguração do político: a tribalização do mundo. Porto Alegre: Sulina, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.