Conotações ideológicas da expressão acadêmico da revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.12.3071Palavras-chave:
Comunicação, Revista Veja, JornalismoResumo
Os media ocupam um lugar central na construção da sociabilidade contemporânea. Dentro desse contexto as revistas semanais brasileiras desempenham uma importante função na compreensão do mundo. Este trabalho é um estudo do uso da expressão “acadêmico” na revista Veja. O objetivo é evidenciar o forte componente ideológico que acompanha o termo nas diversas formas empregadas em artigos e reportagens do periódico.Downloads
Referências
ABRIL, EDITORA. Manual de Estilo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.
ADORNO, T. W. Indústria Cultural. In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e Indústria Cultural. São Paulo, Cia. Editora Nacional, p. 287-295, 1971.
AMARAL, R. e GUIMARAES, C. Qué televisión, qué democracia? Una reforma mínima de la TV brasileña. In: Voces y Culturas, nº 6, 1º semestre 1994.
DUARTE, A. O campo dos Media: Discursividade, narratividade, máquinas. 2ª ed., Lisboa, Vega, p. 25, s/d.
FAUSTO NETO, Antônio. Mortes em derrapagem. Rio de Janeiro, Rio Fundo, p. 25-33, 1991.
FAUSTO NETO, Antônio. O Impeachment da televisão: Como se cassa um presidente. Rio de Janeiro, Diadorim, 1995.
FAUSTO NETO, Antônio. “A deflagração do sentido: Estratégias de produção e de captura da recepção”. In
WILTON DE SOUSA, Mauro. Sujeito: o lado oculto do receptor. São Paulo, Brasiliense, 1995.
FREITAG, Bárbara. A Teoria Crítica: Ontem e Hoje. 5ª ed., São Paulo, Brasiliense, p. 33-34, 1994.
GUARESCHI, Pedrinho. Comunicação e Poder. A presença e o papel dos meios de comunicação de massa estrangeiros na América Latina. 3ª ed., Petrópolis,Vozes, 1982.
HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural na esfera pública. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1984.
IANNI, Octávio. Teorias da Globalização. 2ª ed., Rio de Janeiro, Vozes, 1996.
MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia. 2ª ed., São Paulo, Ática, 1989.
RUBIM, Antônio Albino Canelas (org.). Idade Mídia. Salvador, Edufba, p. 117, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela Mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 2ª ed., São Paulo, Cortez, p. 187-226, 1996.
THOMPSON, John B. Ideologia e Cultura Moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, Vozes, 1995.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 3ª ed., Lisboa, Presença, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.